Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

No solNo sol

Excesso pode trazer problemas

(brpress) - Protetor solar, óculos com lentes UVB e bonés ajudam a prevenir doenças de pele e são parceiros indispensáveis no verão.

(brpress) – No calor do verão, o apelo da praia e piscina é irresistível. Mas o que é uma diversão pode se tornar um pesadelo. Todo cuidado é pouco com a exposição ao sol, que, se exagerada, pode causar doenças de pele.

O Hospital Vera Cruz de Campinas (SP) tomou a dianteira na questão, trazendo orientações gerais que podem ajudar banhistas e pessoas que fazem caminhadas ao ar livre a tirar melhor proveito do sol neste verão.

A luz solar pode provocar várias doenças, induzidas diretamente pela radiação ultravioleta. É que, ao atingir a pele, os raios UV penetram profundamente e desencadeiam reações imediatas como as queimaduras solares, as fotoalergias (alergias desencadeadas pela luz solar) e o bronzeamento.

Câncer de pele

E, devido ao efeito acumulativo da radiação durante a vida, há reações tardias como o envelhecimento cutâneo e as alterações celulares que, por meio de mutações genéticas, predispõem ao câncer da pele.

Segundo o Dr. Theodoro Habermann, dermatologista do Hospital Vera Cruz e especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, são muitas as doenças causadas pela radiação dos raios ultravioletas. “Ficar exposto ao sol sem protetor solar não é aconselhável. A médio prazo pode causar um melanoma, que é um tipo de câncer de pele que origina-se das células que produzem o pigmento que dá a cor”.

Dr. Habermann comenta ainda que o câncer de pele é um dos mais incidentes no Brasil, principalmente nas orelhas, pálpebras, nariz, bochechas e lábios, que são regiões mais expostas às radiações. Além do câncer, outras doenças de pele, como o envelhecimento, manchas na pele e nevos, que são as pintas no corpo, podem aparecer.

Olhos

Em relação aos olhos, a radiação violeta pode causar diversas doenças, como catarata; câncer de pálpebras e conjuntiva ocular; disfunção lacrimal, isto é, inflamação permanente da superfície ocular ou olho seco; doenças do fundo dos olhos; e lesões na retina.

Para prevenir tais doenças, o dermatologista do Hospital Vera Cruz dá algumas dicas. “Evitar exposição ao sol, principalmente entre 10h e 16h, usar protetor solar, no mínimo fator 30, e repassar de quatro em quatro horas, utilizar hidratante corporal após exposição ao sol, o uso de bonés e por último, proteger os olhos com óculos de sol de boa qualidade ajudam na prevenção das doenças de pele causadas pelo sol”.

(*) Com informações da Alfapress Comunicações.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate