
Brasil invade Curitiba
(Curitiba, brpress) - Começa nesta terça (16/03) o Festival de Curitiba, com 27 peças nacionais, destacando Música Para Ninar Dinossauros, de Mário Bortolotto. Por Lucianno Maza.
(Curitiba, brpress) – Começa nesta terça-feira (16/03), e vai até o dia 28/03, a maior mostra de artes cênicas do Brasil, o Festival de Curitiba. Em seu 19o ano, leva à capital paranaense 27 espetáculos nacionais, e uma montagem estrangeira. Há ainda o Fringe, evento paralelo, onde 358 produções se apresentam de forma independente.
Entre as aguardadas estreias nacionais estão Travesties, primeira montagem da Companhia de Ópera Seca sem a participação de Gerald Thomas, agora dirigida por Caetano Vilela, Música Para Ninar Dinossauros, texto de Mário Bortolotto, escrito após o trágico incidente que sofreu, quando ele foi baleado na Praça Roosevelt, e Dona Otília e Outras Histórias, que traz Guida Vianna interpretando o texto da falecida dramaturga gaúcha Vera Karam.
Estrelas do teatro, como Renata Sorrah, Daniel Dantas, e Beth Goulart, também marcam presença com seus espetáculos. Do Canadá vem o espetáculo multimídia Dulcenea’s Lament.
Música
Na programação do festival estão previstos ainda shows com Adriana Calcanhoto e Arnaldo Antunes, voltados para as crianças, uma quermese gastronômica, eventos de humor, as festas Gambiarra e Bailinho, e o lançamento dos livros da Imprensa Oficial, O Teatro do Ornitorrinco, sobre o grupo fundado por Cacá Rosset, Cristiane Tricerri e Maria Alice Vergueiro, Os Reis dos Musicais, sobre Cláudio Botelho e Charles Moeller, além da Coleção Primeiras Obras, reunindo textos de dramturgos contemporâneos.
(Lucianno Maza/Especial para brpress)