Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Emílio de Mello e Fernando Eiras em cena de In On It: total entrega.Divulgação/cadernoteatral.com.brEmílio de Mello e Fernando Eiras em cena de In On It: total entrega.Divulgação/cadernoteatral.com.br

In On It: precisão que emociona

(São Paulo, brpress) - Considerada melhor peça de 2009 no Rio e em cartaz no Teatro Faap, texto do canadense Daniel MacIvor cresce em encenação de Enrique Diaz e Cia dos Atores. Por Lucianno Maza.

(São Paulo, brpress) – A cena contemporânea carioca tem entre seus principais expoentes a premiada Cia. dos Atores, formada por artistas de uma espécie de círculo privilegiado, que se relaciona extremamente bem com a força de seu teatro experimental e a capitalização do mesmo. Este é o caso de In On It, considerado pela imprensa a melhor peça do ano passado no Rio de Janeiro e agora em cartaz no Teatro Faap.

O texto do dramaturgo canadense Daniel MacIvor, inédito em nosso país, que recebeu encenação do diretor da companhia Enrique Diaz – uma referência brasileira na estética e conceito teatral que se convencionou chamar contemporâneo –, que trabalha com dois atores também colaboradores do grupo.

Vale dizer que os integrantes da Cia. dos Atores, com características bastante claras, como o uso da metalinguagem e a busca por uma sofisticação cênica e dramatúrgica, construíram parceria que se estende em outros projetos oficialmente fora da companhia, mas que mantêm as mesmas linguagens e inquietações.

Casal em cena

O texto possui uma estrutura complexa de formato para comunicar, em seu conteúdo, uma história bastante simples, mas não menos comovente sobre um casal de atores (ou um ator e um dramaturgo) e como sua história – real ou ficção – atravessa o fazer teatral e vice-versa. São três níveis, que passam pela criação narrativa da peça dentro da peça, estendendo a metalinguagem aos próprios intérpretes da montagem.

Apesar de, em alguns momentos o autor se estender um pouco (como no final onde a duração da sequência compromete o ritmo), MacIvor cria passagens admiráveis brincando com as claves da dramaturgia e transitando com auto-ironia do humor ao drama, do fácil ao erudito, da cena formatada ao despojamento.

Vale também ressaltar o trabalho da tradutora Daniele Ávila, que conseguiu transpor muito bem os jogos linguísticos, a lógica e o vocabulário específico.

Liberdade premeditada

O diretor Enrique Diaz responde bem às expectativas sobre seu trabalho e surpreende em apresentar uma de suas montagens mais elegantes – e o faz com grande economia de recursos.

Sem grande interferência ou desconstrução do texto, vemos o rico trabalho da direção no que diz respeito à condução do elenco, na materialização precisa de tempos, tônus, percursos e confrontos, e também na interessante liberdade premeditada de marcas ora mais austeras e ora mais naturais.

Elenco afinado

Não bastasse o que já foi dito, In On It possui como maior trunfo seus atores de enorme qualidade, Emílio de Mello e Fernando Eiras, que se lançam com total entrega e domínio na linguagem adotada neste trabalho. Ambos apresentam uma técnica exuberante que impressiona e emociona, tendo o primeiro uma interpretação cheia de charme e o segundo uma dramaticidade acurada.

Sessões: sextas, às 21h30; sábados, às 21h; e domingos, às 18h. Até 28/03.

Ingressos: R$ 40/R$ 50.

(Lucianno Maza, do Caderno Teatral/Especial para brpress)

Teatro Faap – Rua Alagoas, 903; (11) 3662-7233

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate