Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Julia PiresJulia Pires

Máteria de vestibular no palco

(São Paulo, brpress) - Peça Ao Vencedor, as Batatas! é baseada em clássico de Machado de Assis que cai nas provas da Fuvest e Unicamp 2013.

(São Paulo, brpress) – Revivendo um clássico de Machado de Assis,  a comédia Ao Vencedor, as Batatas!, espetáculo da Cia da Galhofa, está em cartaz no Teatro Ruth Escobar, em São Paulo, até 29/11. A peça é uma adaptação bem humorada de Memórias Póstumas de Brás Cubas, romance desenvolvido como folhetim na Revista Brasileira, de março a dezembro de 1880, e publicado como livro no ano seguinte, pela então Tipografia Nacional, e uma das obras com  leitura obrigatória para os vestibulares da Fuvest e da Unicamp, em 2013.

    Em cena estão Celso Amâncio, Gabriel Küster, Felipe Alves, Jessica Prioste e Julia Pires interpretando a história de Brás Cubas, um defunto que narra a sua própria vida a partir do dia de sua morte. Por trás do tom jocoso da narração, revela-se o estilo irônico de Machado de Assis e um retrato da sociedade brasileira da época.

Pessimismo machadiano

    Como no livro, o espetáculo começa no enterro de Brás Cubas, narrado por ele mesmo, e se desdobra a partir de suas lembranças no transcorrer da história. Por meio da narração deste “defunto-autor”, revela-se uma síntese do pessimismo machadiano que marcou toda a obra deste grande autor.
 
    O enredo da peça abrange as principais situações vividas pelo protagonista, como o relacionamento adúltero com Virgília, a amizade com Quincas Borba, e sua vida familiar e política.  Em suma, sua trajetória da juventude à velhice, quando faz, ao final de suas memórias, um último balanço das perdas e ganhos de sua existência.

Sem coxias
 
    Fundamentada no teatro épico, em uma concepção cênica não-convencional, Ao Vencedor, as Batatas! não utiliza coxias, de modo que todos os atores estão no palco durante toda a encenação e se revezam na interpretação de Brás Cubas e dos demais personagens

    Essa escolha de Marcelo Braga, diretor da peça, compactua com o estilo de Machado de Assis, no qual o narrador dialoga com o leitor (agora espectador), que é visto como possuidor de posicionamento crítico, gestos e temperamento.

Sessões: às quintas-feiras, 21h. Até 29/11. Dia 22/11 haverá apresentação com audiodescrição para cegos.

Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia).

Teatro Ruth Escobar – Rua dos Ingleses, 209

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate