Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Telemarketing problemático

(brpress*) – Jovens, que ocupam cerca de 70% das vagas do setor, sofrem com pressão e acabam desenvolvendo distúrbios como depressão e síndrome do pânico.

(brpress*) – Uma das áreas que oferece grande número de empregos para jovens no Brasil, o teleatendimento – que emprega mais de um milhão de pessoas – é também responsável por altos índices de transtornos psicológicos, como depressão e síndrome do pânico. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing, esses distúrbios são responsáveis por 27% dos casos de adoecimento no setor, ficando atrás apenas de problemas osteomusculares, com 39%.  

 Segundo a pesquisadora em sociologia do trabalho da Universidade de Campinas, Selma Venco, nas companhias visitadas por ela, sete em cada de cada dez trabalhadores apresentavam algum distúrbio psíquico. “As doenças aparecem exatamente por conta da pressão a que são submetidos”, explicou.

(De)Pressão

 O médico do trabalho Airton Marinho realizou uma pesquisa de pós-graduação na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais sobre o setor, constatando que os operadores conheciam nomes de remédios para depressão e afirmaram consultar profissionais da área.
“É muito estranho que essas pessoas jovens procurem atendimento psicológico, psiquiátrico e tomem muitos remédios controlados”, disse Marinho.

 Porém, para o presidente-executivo do Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos, Stan Braz, a pressão é normal. “O que a gente precisa entender é que há algumas coisas que não são do setor – são da sociedade moderna. E pelo número grande de trabalhadores no setor, os números aparecem mais”, diz.

Jovens entre 18 e 26 anos ocupam cerca de 70% das vagas do setor, que segundo o sindicato cresceu 550% na última década, recebendo uma média de R$ 750 por mês.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate