Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Devaneios sobre uma garrafa de cristal VAI TUDO PARA ARTE CUL E ENTRET

(São Paulo, brpress) - Abre para o público nesta quinta (19/11), na Galeria Millan, a mostra de desenhos inéditos de Tunga, Quase Auroras, cerca de 30 obras originárias de uma experiência do artista com um certo objeto que estava em seu ateliê.

(São Paulo, brpress) – Abre para o público nesta quinta (19/11), na Galeria Millan, a mostra de desenhos inéditos de Tunga, Quase Auroras. São cerca de 30 desenhos (2005 a 2009), originários de uma experiência de Tunga com um certo objeto que estava em seu ateliê – uma garrafa de cristal, posta sobre sua mesa de trabalho. A peça, durante muitas jornadas, serviu para o artista pousar o olhar, de onde, então, partiam seus devaneios.

  O objeto chegou a alcançar a afetividade de um talismã. Tunga, aos poucos, foi colocando na garrafa fios de cabelo, correntinhas, fragmentos de imã e até o líquido amarelo de sua própria urina, radicalidade, orgânica e experimental, recorrente em sua vida e em sua obra, sempre viscerais. “Tinha a nítida impressão de que fora feito através de mim, não por mim, algo como psicografado, talvez por isso me atraía, produzia efeitos colaterais, remetendo a projeções…”, afirma o artista.

  Inspiração quieta

  A percepção visual dos brilhos e reflexos projetados pelo objeto levou o artista a denominar o que, involuntariamente, havia construído de “phanocópio de projeção”. Impregnado por essas imagens luminosas e oníricas, Tunga desenvolve a série de desenhos, por ele revelada como “phanografias cromáticas de deposição”.

  Internacional

Um dos artistas contemporâneos mais importantes do cenário internacional, com maior penetração em museus de todo o mundo, Tunga (1952, PE) foi um dos primeiros nomes do elenco da Millan (1986). O conjunto de desenhos apresentado nesta exposição é um desdobramento do trabalho Laminated Souls, que o artista apresentou no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro (2006), na galeria Luhring Augustine e no PS1/ MoMA, em Nova York (2007), quando também expôs At the Light of the Two Worlds, trabalho que ocupou a pirâmide do Museu do Louvre (2005) e foi visto em Paris por 4 milhões de pessoas.

Os desenhos remetem ainda à obra Cooking Crystals presente na terceira edição da Bienal de Moscou (2009).

Visitação: de segunda a sexta das 10h às 19h, sábado das 11h às 17h. Até 19/12.

Galeria Millan – Rua Fradique Coutinho, 1360: (11) 3031-6007; www.galeriamillan.com.br

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate