Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Vista da praia de TorbayVista da praia de Torbay

A Riviera Inglesa de Agatha Christie

(Torquay, brpress) - Pitoresca e com lugares medievais, a cidade de Torquay, no sudoeste da Inglaterra, celebra o 125o. aniversário de nascimento da escritora. Por Juliana Resende.

(Torquay, brpress) – A cidade de Torquay, no condado de Devon, na Riviera Inglesa, celebra o 125o.  aniversário de nascimento  da escritora Agatha Christie – nesta terça (15/09) – com nove dias de um festival que, mesmo com proporções discretas, atrai fãs da escritora de diversos países do mundo  – inclusive do Brasil.

    “A região é bonita e pitoresca, e o festival é uma oportunidade de toda a comunidade internacional fã de Agatha, que se comunica pelas redes sociais, se encontrar”, diz Tito Prates, embaixador brasileiro de Agatha Christie e um dos administradores da página no Facebook Agatha Christie Brasil & Língua Portuguesa.

    São palestras, exposições, visitas guiadas à casa de verão de Agatha, Greenway, festas e bailes com gente vestida dos principais personagens criados pela escritora, como Hercule Poirot e Miss Marple (veja fotos no nosso Instagram), e atrações mesclando literatura, gastronomia, teatro, cinema e história do legado da Dama do Crime e da região onde ela nasceu e viveu.

Referências

    No sudoeste da Inglaterra, a Riviera Inglesa tem em Agatha Christie sua jet setter mais ilustre. A intrépida escritora nasceu em Torquay, em 1890, e foi no balneário que ela conheceu seu primeiro marido, o aviador Archie Christie, em 1912. Eles passaram a lua de mel no Grand Hotel – hub do Festival Agatha Christie. A mansão de verão dos Christie, Greenway, virou um mix de museu, loja e café, com objetos de Agatha e um jardim magnífico (veja imagens do interior da casa e de objetos de decoração no nosso Pinterest).

    Foi no balneário que ela conheceu seu primeiro marido, Archie Christie, em 1912. Eles passaram a lua de mel no Grand Hotel – hub do Festival Internacional Agatha Christie – em 1914. O hotel, que foi usado  como base pela Royal Air Force durante a Primeira Guerra Mundial, conserva a suíte que ganhou o nome da escritora (fotos também no nosso Instagram).

Torre medieval

    Entre os mais de 80 livros que escreveu, muitos deles foram fortemente influenciados pelos cenários e a cultura da Riviera Inglesa. O site da escritora discorre bem sobre a chamada Trilha Literária de Agatha Christie. Tanto que locais icônicos da cidade, como Torre Abbey, uma igreja, com torre e galpão medievais transformados em um mix de parque, museu e local para feiras, vai emprestar seus jardins para palestras sobre plantas e venenos – que mataram mais gente nos livros de Agatha Christie que qualquer arsenal.

    A pesquisadora química e fã de Christie Kathryn Harkupo escolheu o festival para lançar o livro A Is for Arsenic. A obra joga luz sobre os conhecimentos de Agatha sobre venenos e como eles de fato matam. Quem quiser experimentar pode aproveitar o tour pelos jardins de Torre Abbey, com a jardineira-chefe Ali Marshall.

(Juliana Resende/brpress)

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate