Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Do mangue à Mangueira

(brpress) - CurtaDoc desta terça (06/11) exibe documentários musicais Viva! Chico Vive, que retrata Chico Science, e Nelson Sargento, de Estevão Ciavatta.

(brpress) – Do Mangue à Mangueira é o título do programa CurtaDoc desta terça (06/11), às 21h, no SescTV. São os documentários musicais Viva! Chico Vive, que  retrata Chico Science e o Mangue Beat, no Recife, e Nelson Sargento, que mostra o bamba do samba e seu amor pela Mangueira.

    O episódio tem a participação do documentarista mineiro Marcos Pimentel, que comenta o tema e os curtas Viva! Chico Vive, de Guilherme Genereze, e Nelson Sargento, de Estevão Ciavatta.

    “O público começou a consumir música enquanto espectador de cinema. De uns tempos para cá, houve um resgate de alguns nomes relacionados à música. A gente observa essa tendência de documentário chegado às salas de cinemas, eternizando ícones da cultura nacional, preservando fragmentos e fotogramas dessas pessoas, que são tão importantes”, comenta Marcos Pimentel.

Caranguejos com cérebro

    Viva! Chico Vive (2009) destaca a importância social, cultural e musical que Chico Science teve para Pernambuco. O filme volta às raízes das primeiras batidas do Mangue Beat e traz entrevistas exclusivas com os parceiros de Chico nesse movimento.

Estação Primeira de Mangueira

    Nelson Sargento (1997) é um retrato biográfico desse que é um dos compositores mais carismáticos da Estação Primeira de Mangueira. O sambista sobe o morro para falar de sua música, de sua Escola e também de suas outras atividades, como a pintura e a poesia. O curta conta com a participação de diversos sambistas da Velha Guarda. Nelson Sargento tem hoje 88 anos e encanta plateias com sua energia de samba de raiz.

Documentário Musical

   A música também está em pauta no Curtas Palavras, quadro exibido no encerramento do programa. O tema Documentário Musical é tratado por Leo Vidigal, professor de cinema.

    O programa, em sua segunda temporada, conta com 52 programas inéditos e exibição de 170 documentários brasileiros. A série faz uma panorama da produção de curtas-metragens no gênero documentário, em episódios semanais com uma hora de duração. Os curtas são comentados por produtores, cineastas e pesquisadores e discutem os mais variados assuntos da cultura brasileira.

    O CurtaDoc na web é o primeiro acervo especializado em documentários brasileiros e latino-americanos. A coleção conta hoje com 859 curtas que podem ser assistidos na íntegra. Realizadores da América Latina podem inscrever suas produções diretamente no www.curtadoc.tv e participar de seleções para programa na televisão.

Foto: Cena de Nelson Sargento, dirigido por Estevão Ciavatta. Divulgação

Assista a parte 1 de Nelson Sargento:

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate