Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Vince GilliganVince Gilligan

Ode aos criadores de séries

(brpress) - Em seu novo livro Difficult Men, Brett Martin fala sobre a transformação do drama televisivo. Por Claudia Castelo Branco.

(brpress) – Em seu novo livro Difficult Men: Behind the Scenes of a Creative Revolution, Brett Martin fala sobre a transformação do drama na TV e conta como bandidos e traficantes de drogas viraram pessoas amadas pelo público.

    O título de Martin tem dois sentidos e o primeiro está definido na capa, que traz  Walter White, de Breaking Bad, com Tony, de Os Sopranos (está mais do que claro que a revolução começou com as séries da HBO e da AMC e a capa do livro faz jus a isso).

Criadores

    Mas um outro tipo de “homem difícil” surgiu nestes anos: os criadores destes programas. O livro de Martin revela o estilo de gestão desses caras e explica como essas mentes criativas conseguiram inspirar seus colegas de trabalho.

    Vale destacar alguns aspectos:
   
    – Cada um deles é diferente, mas cada um está lidando com um problema semelhante que é como se adaptar ao mercado.

    – Uma das maneiras de fazer isso está relacionada à colaboração na hora de escrever. Outra está associada à necessidade de se tornar um gerente  – tornar-ser um CEO, de certa forma, de uma série.

    – Matt Weiner, criador de Mad Men, e Vince Gilligan, de Breaking Bad: estilos diferentes de criaçã de “personages difíceis”.

    – Alguns são extremamente autocráticos e implacáveis em NÃO usar a criatividade das pessoas ao seu redor: Matt Weiner [de Mad Men] é certamente dessa turma, David Chase [de Os Sopranos] é certamente dessa turma também.

    – Alan Ball (Six Feet Under, True Blood) e Vince Gilligan (Breaking Bad) são mais dados à atmosfera colaborativa.

    – O que é surpreendente, embora todos sejam diferentes, é como cada um deles acaba chegando em um nível tão elevado de criação.

    – O resto só lendo o livro pra saber. Na Amazon, você pode dar uma espiada.

(Claudia Castelo Branco/Especial para brpress)

Comentários

Publicar Comentário