Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Cena Musical Independente abre caminhos

(São Paulo, brpress) - Dez bandas paulistas foram selecionadas para a mostra e sobem no palco ao lado de bandas consagradas como o Ultraje a Rigor, Instituto, em um tributo ao Tim Maia, Macaco Bong e Júpiter Maça.

Entre os selecionados estão Tulipa Ruiz, AlanDelon, Garotas Suecas, Milocovik, Juliana R., Pélico, Moxine, Culto ao Rim, Jalapeño e Rafael Castro & Os Monumentais. O que acha? (São Paulo, brpress) – No final de semana (05 e 06/12), o Memorial da América Latina, em São Paulo, será palco de bandas paulistas selecionadas para o Cena Musical Independente – II Mostra Paulista de Bandas. A abertura da mostra será no sábado (05/12), às 13h, seguida de um bate-papo entre as bandas selecionadas e convidados, aberto ao público. A mostra tem programação gratuita.

Ainda no primeiro dia, o público pode conferir o show do Macaco Bong, às 16h30, e do Instituto, em um tributo ao Tim Maia, às 21h. No domingo (06.12) as apresentações começam às 14h30, com participação de Júpiter Maçã às 16h30 e Ultraje a Rigor encerrando a programação, às 21h.

“O festival que promove o encontro entre a música independente já consagrada e nova, tem o objetivo de mapear, difundir e articular grupos musicais do Estado. Contemplamos bandas de diferentes estilos, mostrando a diversidade da música independente em São Paulo”, afirma André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC), da Secretaria da Cultura.

As dez bandas foram selecionadas entre 525 inscritos de 84 municípios. Entre eles estão Tulipa Ruiz, AlanDelon, Garotas Suecas, Milocovik, Juliana R., Pélico, Moxine, Culto ao Rim, Jalapeño e Rafael Castro & Os Monumentais. Cada show tem duração de 30 minutos. A mostra também exibe, das 15 às 19h30, no Espaço Vídeo do Memorial, uma série de filmes relacionados à música.

Cada banda receberá um prêmio de R$ 5 mil. Os selecionados também terão uma música de sua autoria no CD coletânea da mostra, gravado ao vivo e distribuído gratuitamente para rádios, sites, TVs, bibliotecas e centros culturais.

A primeira edição do Festival, em 2008, apresentou nomes como Vênus Volts, que tem a música In gold we trust, primeiro clipe oficial da banda, como tema do seriado Descolados, da MTV Brasil; E.M.I.C.I.D.A, indicado para o VMB 2009 nas categorias RAP e Aposta MTV e Lucas Santtana e Seleção Natural, que lançou em 2009, o disco Sem Nostalgia, considerado um dos melhores do ano.

PROGRAMAÇÃO

Sábado (05/12)

13h: Abertura Oficial seguida de bate-papo com convidados

14h30: Jalapeño

Une música e tecnologia e transita livremente por diversos gêneros. Tem Pedro Prado, na bateria e programações, Paulo Kishimoto nas guitarras e teclados e Gustavo Mazon no baixo elétrico, acústico e bass synth.

15h30: Juliana R.

Cantora, compositora e instrumentista sorocabana, canta em português, inglês e espanhol, entrelaçando rock, pop, folk e psicodelia. Presente no circuito alternativo de São Paulo, no palco Juliana ganha a companhia de Demétrius Carvalho (contrabaixo acústico), Dustan Gallas (guitarra) e Felipe Maia (bateria).

16h30: Macaco Bong

Considerada uma das bandas mais interessantes da atualidade, o Macaco Bong, que nasceu em 2004, é formado por Bruno Kayapy (guitarra), Ynaiã Benthroldo (bateria) e Ney Hugo (baixo). Produz rock instrumental com conteúdo musical. Teve o cd Artista Igual Pedreiro eleito o melhor de 2008 pela revista Rolling Stone Brasil, posteriormente lançado na Argentina pelo selo Scatter Records. Durante o show o trio mostra suas principais composições e prova que nem sempre letras são essenciais para um bom rock.

18h: Pélico

Robson Pélico tem como gênero o pop rock e passeia entre o moderno e o antigo para falar de amor. Tem na banda Jesus Sanchez, Régis Damasceno e Loco Sosa. 19h: Moxine

A santista, hoje paulistana, Mônica Agena (guitarrista da banda Natiruts, com quem gravou o álbum “Nossa Missão” 2005 e o DVD ao vivo “Natiruts Reggae Power” 2006), lidera o projeto Moxine, voltado ao rock, onde, além de tocar guitarra, compõe e solta a voz. Tem a companhia de Caju na bateria, Rique Azevedo na guitarra e Gianni Gasparinetti no baixo.

20h: Rafael Castro & Os Monumentais

Rafael Castro, na guiatarra e voz, se une ao baixista Filipe Franco e ao baterista Wiliam Bueno, transformando-se em Rafael Castro & Os Monumentais, um power-trio que aposta na simplicidade elétrica e festeira do rock´n´roll. A banda vem de Lençóis Paulistas.

21h: Instituto – Banda convidada da Mostra

Voltado ao hip hop e fusões da música brasileira com eletrônica, o Instituto reúne um núcleo básico – formado pelo trio de produtores Rica Amabis, Tejo Damasceno e Daniel Ganja Man – e mais de 15 grupos e artistas solo. Nesse show, que é um tributo ao Tim Maia em sua fase “Racional”, 11 músicos e diferentes convidados transformam o período mais obscuro, religioso e psicodélico do músico em uma grande celebração.

22h: Encerramento

Domingo (06/12)

14h30: Culto ao Rim

Quarteto instrumental formado por Eric Ferreira no sax, Guilherme Granato na guitarra, Gabriel Maia no baixo e Carlinhos Mazzoni na bateria. No repertório criativas composições, resultantes de uma constante pesquisa musical e da afinidade com estilos como jazz, rock, samba, tango e ritmos latinos.

15h30: Tulipa Ruiz

Santista da nova geração da MPB, atualmente canta e escreve as músicas do seu primeiro disco, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2010. As músicas de Tulipa Ruiz podem ser doces ou divertidas. Sua voz está presente nos discos da cantora Tiê, de Thiago Pethit e das bandas Cérebro Eletrônico, DonaZica, Nhocuné e Garrafada (Dj Tudo).

16h30: Júpiter Maçã

Cantor, guitarrista e compositor, ex-integrante das bandas de rock gaúcho TNT e Os Cascavelletes, Flávio Basso começa sua incursão solo pelo folk, sob o pseudônimo de Woody Apple. Grava, em 1996, o seu primeiro álbum, o psicodélico “A 7a Efervescência”. Em 1999 grava o bossanovista “Plastic Soda” e passa a assinar como Júpiter Apple. Tem, nos anos seguintes, cultuados álbuns e em 2009, com uma nova formação de banda, com Thunderbird (baixo), Dustan Galas (guitarra), Astronauta Pinguim (piano e órgão) e Felipe Maia (bateria), lança o single “Modern Kid”. Durante o show, apresenta seus maiores sucessos.

18h: Garotas Suecas

A banda mistura psicodelia, garagem e soul e já conquistou o VMB de Aposta MTV em 2008. Nico, baterista, é responsável pelo contagiante pulso da banda e vocais. Na guitarra e voz, Saldanha; também na guitarra, o frenético Sesa; no baixo, Perdido; colorido os teclados, Irina, e para completar, Tomaz, que assina boa parte das músicas.

19h: AlanDelon

Reúne Gigi e Roy, na voz, guitarra, pianos, sintetizadores e samplers, Leandro Resende na bateria e Mel Char no baixo. Produz um som que mistura indie, alternativo e pop, sem perder a característica da suas raízes independentes e simples.

20h: Milocovik

A banda tem Toni Pereira nos vocais e guitarra, Cláudio Dantas também na guitarra, Gustavo Gialuca no baixo e Tonini na bateria. Faz rock com influências de new wave, punk, motown e electro.

21h: Ultraje a Rigor

O grupo, formado por Roger (vocal), Sérgio Serra (guitarra), Mingau (baixo) e Bacalhau (bateria), que já estão na estrada há mais de 20 anos, continua com o ritmo acelerado, que sempre o diferenciou de sua geração, que tocava um rock um pouco mais meloso. Apresenta ao público os sucessos do “Acústico MTV Ultraje à Rigor”, com guitarras elétricas, privilegiando o bom e dançante rock ‘n’ roll.

22h: Encerramento

Capacidade: 4 mil pessoas.

Número de lugares para o bate-papo: 80 pessoas.

Número de lugares no Espaço Vídeo do Memorial: 70 pessoas.

Entrada franca.

Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda; entrada pelos portões 13 e 15; (11) 2627-8191

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate