Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Vitória e aprendizado

(Guadalajara, brpress) - Ganhar uma medalha de ouro no Pan é sempre bom. Ganhar e aprender é muito melhor. Por Márcio Bernardes.

Márcio Bernardes*/Especial para brpress

(Guadalajara, brpress) – Ganhar uma medalha de ouro no Pan é sempre bom. Ganhar e aprender é muito melhor. O voleibol feminino esteve soberbo. Venceu todos os jogos e mostrou que a medalha de ouro olímpica está em boas mãos.

Apesar de não reconhecerem, nossas jogadoras devem ter disputado esse torneio com uma expectativa especial. Afinal, com a decepção da perda do ouro para Cuba, em 2007, no Rio de Janeiro, o Brasil foi buscar a primeira colocação em Pequim, em 2008 e teria de mantê-la aqui, em Guadalajara.

Todas as partidas foram vencidas com tranquilidade, exceção à final. Por isso, o técnico José Roberto Guimarães não se fez de rogado. Feliz com o ouro pan-americano, ele disse que a oscilação do time brasileiro é algo que precisa ser mais trabalhado.Por exemplo, contra Cuba, vencemos de forma fulminante o primeiro set por 25 a 15.

Placar enganoso

Fraquejamos no segundo, quando perdemos por 25 a 21, recuperamos no terceiro, devolvendo esse mesmo placar, mas incrivelmente o time foi completamente dominado no quarto set. Mesmo com o enganoso placar final de 25 a 21, as cubanas chegaram a abrir uma diferença de oito pontos nesse quarto set.

A vantagem brasileira foi entrar com moral no tiebreak, pois nosso time ensaiou uma recuperação quase impossível nesse quarto set. Marcamos sete pontos consecutivamente, mostrando que tínhamos condições de atingir a vitória final.

No último set, não deu outra, com vitória brasileira por 15 a 10, e a lição de que a estabilidade emocional é fundamental para o desenvolvimento da ótima técnica das mulheres do Brasil.

(*) Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e quatro Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da RedeTransaméricade Rádio, professor universitário e colunista da BRPress.Fale com ele pelo [email protected], pelo Twitter @brpress e/ou Facebook.

Márcio Bernardes

Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio e sua coluna foi licenciada pela brpress ao Yahoo Brasil.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate