Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

20-03-2011; Rio de Janeiro; Discurso do presidente americano Barack Obama no Theatro Municipal; Foto: Marino Azevedo

Redes sociais turbinam visita de Obama

(Rio de Janeiro, brpress*) - Com cancelamento do discurso aberto na Cinelândia, interação dos brasileiros com o presidente dos EUA ficará mesmo restrita à internet.

(Rio de Janeiro, brpress*) – Com a vinda ao Brasil do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama ao Brasil, a embaixada dos Estados Unidos criou um site para que os brasileiros possam enviar mensagens e vídeos de boas-vindas a ele, o obamabr.org. Quem enviar as melhores manifestações poderá ganhar prêmios como um iPad, um iPhone e camisetas com tema da visita – que perde um bocado do brilho com o cancelamento do discurso aberto na Cinelândia, informado pelo Consulado-Geral dos Estados Unidos no Rio, nesta sexta-feira (18/03), e transferido para o Theatro Municipal, onde cerca de 2.300 pessoas poderão ouvi-lo.

Eram esperadas mais de 30 mil pessoas no pronunciamento de Obama , na Cinelândia, que ocorreria neste domingo (19/03), às 11h30. Em seguida haveria shows. Entre os nomes cogitados para a apresentação estariam Seu Jorge – que já disse impossibilitado de comparecer, porque estará o domingo todo trancafiado em estúdio, gravando o novo CD –, Ana Carolina, o grupo AfroReggae e Ivete Sangalo. O discurso será transferido para um local fechado, que ainda não foi divulgado.  

(In)segurança

Uma das possibilidades para o cancelamento, segundo os organizadores da visita de Obama, é a questão de segurança. Os receios dos assessores do norte-americano aumentaram depois da decisão tomada na madrugada da última quinta-feira (17/03), pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, de autorizar uma ação militar na Líbia.

Militares do Exército ocupam desde o início desta manhã pontos estratégicos do centro da capital fluminense, como parte do esquema de segurança para a vista de Obama. No Rio, antes de fazer o discurso, Obama deverá visitar o Cristo Redentor junto com a mulher, Michelle, e as filhas Malia, de 10 anos, e Sasha, de 7. A família também pretende ir à favela de Cidade de Deus, na zona oeste.

Facebook

Com o cancelamento do “corpo a corpo”, as redes sociais assumem o protagonismo da visita de Obama ao Brasil. Como a Embaixada dos EUA no Brasil [LINK http://www.facebook.com/EmbaixadadosEUA.BR], o governo do Estado do Rio de Janeiro, que mais do que todos quer capitalizar com a presença do presidente mais pop da história, também recorreu às redes sociais para “turbinar” a visita de Obama à Cidade Maravilhosa. Criou um perfil [LINKhttp://www.facebook.com/governodorio#!/governodorio?sk=wall] no Facebook para “bombar” o discurso do presidente dos Estados Unidos.

O objetivo era  atrair o público ao pronunciamento do presidente, que podia “confirmar presença”. Muitos internautas deixaram comentários sobre a visita do presidente americano ao Brasil e seu pronunciamento. A Cinelândia, no centro do Rio, foi o local originalmente escolhido para o discurso aberto, por ser um ponto histórico de manifestações políticas na cidade, como a passeata dos Cem Mil, protesto conta a ditadura militar em 1968.

Um forte esquema de segurança está em andamento, incluindo o fechamento do espaço aéreo e de várias ruas durante o deslocamento do presidente dos Estados Unidos. Só a Guarda Municipal vai disponibilizar 2 mil homens e 63 viaturas para o evento. Uma frota de 60 carros do serviço secreto americano fará a escolta de Obama.

Roteiro carioca

Junto com a mulher, Michelle, e as filhas Sasha e Malia, Obama chega a Brasília na manhã deste sábado (19/03). Ele será recebido no Palácio do Planalto pela presidente Dilma Rousseff, e deverá participar ainda de dois encontros bilaterais de empresários. Na noite de sábado, o presidente dos Estados Unidos e sua família seguem para o Rio.

No roteiro carioca, estão previstas visitas ao Corcovado e à Cidade de Deus, favela que ficou internacionalmente conhecida após o filme de 2002, de Fernando Meirelles, indicado a quatro Oscar – que aparentemente motivou escolha de Obama.

A comitiva presidencial americana deixará o Rio na manhã de segunda-feira (21/03), rumo ao Chile. Em seu giro pela América do Sul, Obama também visitará El Salvador.

Foto: Discurso do presidente americano Barack Obama, no Theatro Municipal do Rio/Marino Azevedo