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Bangue-bangue à italiana

(brpress) - Mostra Faroeste Spaghetti traz 20 filmes-ícones do gênero mais rentável do cinema italiano e que fez a cabeça de Tarantino.

(brpress) – Em vez de bonzinho e cheio de escrúpulos, o mocinho tem cara de mau, caráter duvidoso, não usa roupa elegante e deixa a barba por fazer. A vingança move a trama e a trilha sonora é composta por assovios melódicos, corais estranhos e instrumentos inusitados.

Essas são algumas das características de um gênero de filme que se tornou o mais popular e rentável da história do cinema italiano e ficou conhecido como Faroeste Spaghetti. Para resgatar sua importância, o tema ganha a mostra Faroeste Spaghetti: O Bangue-Bangue à Italiana, patrocinada e apresentada nos Centros Culturais Banco do Brasil de Brasília, até 22/08, do Rio de Janeiro, até 29/08, São Paulo, até 10/09.

Sessões e debates

O público terá oportunidade de assistir a 20 títulos escolhidos, entre tantos realizados, mas que representam o gênero já consagrado na cinematografia. Além das sessões, haverá um debate sobre as relações entre o faroeste americano clássico e o faroeste spaghetti – o cruzamento entre Clint Eastwood e Giuliano Gemma.

A mostra Faroeste Spaghetti: O Bangue-Bangue à Italiana é composta por filmes que se tornam aulas de cinema devido à qualidade estética, à relevância da trilha sonora e à inovação que propôs em contraponto ao já existente faroeste americano. Entre eles estão Era uma Vez no Oeste, Por Uns Dólares a Mais, de Sergio Leone, Os Violentos Vão Para o Inferno, de Sergio Corbucci, e Trinity – Ainda é Meu Nome, de Enzo Barboni.

Ares europeus

As produções se concentram nas décadas de 1960 e 1970, quando a Itália produziu centenas de filmes do gênero. O estilo faroeste – tradicionalmente um gênero americano – ganhou o enfoque mais rude e ao mesmo tempo mais desenvolvido esteticamente quando a Europa, em especial a Itália, se aventurou a fazer filmes de bangue-bangue.

Filmados na Europa, em locais secos e inóspitos como a Almeria, na Espanha, ou a Sardenha, na Itália, as questões fronteiriças entre o México e os EUA e a bandidagem mexicana eram temas recorrentes. Além de rentável, o faroeste europeu revelou atores que ainda não tinham espaço em Hollywood ou ainda viviam no anonimato, como Clint Eastwood, Lee Van Cleef, Franco Nero, Giuliano Gema e Terence Hill.

“Muitos espectadores reviverão as sensações de infância e adolescência, enquanto outros passarão a conhecer um legado que modificou sensivelmente a história do cinema”,  diz Alexandre Sivolella, curador da mostra.

“Os filmes selecionados apresentam um painel abrangente que nos permite pensar e discutir questões como a construção e a desconstrução do mito do herói, a relação do homem com uma natureza vista como agressiva e selvagem e o papel fundamental da música para o cinema”, continua.

Vale lembrar que o estilo fez a cabeça do cineasta Quentin Tarantino.

Programação completa em www.faroestespaghetti.com.br , clique aqui para Vídeo de apresentação:
 
Centro Cultural Banco do Brasil -Brasília
SCES, Trecho 2, conjunto 22;(61) 3310-7087; www.bb.com.br/cultura
www.twitter.com/ccbb_df
Aberto de terça a domingo, das 9h às 21h;
Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia entrada)
Local: Cinema (70 lugares)
 
Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112; (11) 3113-3651 e 3113-3652; www.bb.com.br/cultura;
www.twitter.com/ccbb_sp
Aberto de terça a domingo, das 10h às 20h.
Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia entrada)
Local: Cinema (70 lugares)
Classificação indicativa: de acordo com o filme.
Bilheteria: Térreo
Pagamento: cartões de crédito e débito Visa e Mastercad, cheque ou
dinheiro.
Van faz o transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e
desembarque na Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) e na XV de
novembro, esquina com a Rua da Quitanda, a vinte metros da entrada do CCBB.
 
Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66; (21) 3808-2020;
www.bb.com.br/cultura; http://twitter.com/CCBB_RJ
Preço: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia- entrada).
R$10,00 e R$ 5,00 (cinepasse)
Local: Cinema I

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