Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Yoani Sánchez teve visto concedido para vir o BrasilYoani Sánchez teve visto concedido para vir o Brasil

Yoani Sánchez ilhada

(brpress) - Blogueira cubana, que obteve visto do governo brasileiro para vir ao Brasil e batalha por permissão para sair da ilha, tem livro De Cuba, Com Carinho, lançado no país.

(brpress) – A jornalista e blogueira cubana Yoani Sánchez, que obteve visto do governo brasileiro para visistar o país e batalha para  obter permissão do governo cubano para sair da ilha, tem seu livro De Cuba, Com Carinho (Ed. Contexto, 208 págs., R$ 35,00), lançado no Brasil.

    Autora do famoso blog Generación Y, Yoani Sánchez foi eleita, em 2007, pela revista Times, como uma das 100 personalidades mais influentes do planeta. O livro reúne alguns dos mais representativos posts de Generación Y, que apresenta uma visão desencantada e crítica do cotidiano da população na ilha de Fidel.

    Yoani tem sido destaque no noticiário, nos últimos dias por conta da iminência  de sua viagem para o Brasil – um convite feito a ela pelo cineasta brasileiro Dado Galvão, autor do documentário Conexão Cuba-Honduras, que reacendeu o tema das dificuldades enfrentadas por cubanos que criticam o regime para conseguir permissão para deixar seu país.

    Sem permissão para sair de Cuba até o momento, Yoani enviou um requerimento à embaixada do Brasil em Havana, solicitando que a presidente Dilma Rousseff, em visita a  este país,  intercedesse para que ela pudesse vir ao Brasil. Nesta terça (31/01), Dilma tem agenda cheia em Cuba e não há informações sobre a possibilidade de Yoani encontrar com a presidente, apesar da pressão de movimentos pelos direitos humanos de Cuba.

    Haverá também reuniões de trabalho entre Dilma e o presidente cubano, Raúl Castro, além de conversas com os ministros brasileiros e cubanos, sobre temas econômicos. As questões relativas a direitos humanos, como os apelos para a abertura política e as ações da jornalista e blogueira Yoani Sánchez, não devem ser discutidos publicamente.
             
    O filme “Conexão Cuba-Honduras” aborda a liberdade de expressão e tem em Yoani um de seus protagonistas. O cineasta deseja contar com a presença da autora cubana na estréia do filme, programada para 10 de fevereiro, na cidade de Jequié (Bahia).

    Mas este é um assunto considerado tabu pela diplomacia brasileira (que se dispôs a conceder o visto de permanência desde que a autora não tenha nenhuma atividade política por aqui, incluindo a manutenção de seu blog) e pelas autoridades cubanas, que se sentem pressionadas a liberar a saída da jornalista de Cuba.

Leia mais sobre  Yoani Sánchez aqui.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate