Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Cena de Onde Borges Tudo VêCena de Onde Borges Tudo Vê

De Tiradentes para o mundo

(Tiradentes/MG, brpress) - Programa Cinema do Brasil, que promove exportação e distribuição de filmes brasileiros no exterior, participa da Mostra de Cinema de Tiradentes.

(Tiradentes/MG, brpress) – O Programa Cinema do Brasil, que promove a exportação e a distribuição de filmes brasileiros no exterior, participa da 16ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece de 18 a 26/01, na cidade mineira. O programa é o responsável pela vinda de Bernard Payen, da Semana da Crítica, e de Sergio Fant, do Festival de Locarno. Ao lado de outros convidados, eles participarão de um debate sobre o olhar estrangeiro a respeito da produção nacional.

A 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes abre o calendário audiovisual do país, e prestará homenagem à atriz Simone Spoladore. Será exibida, na estreia, a produção paraibana Onde Borges Tudo Vê, de Taciano Valério.
 
    Bernard Payen é programador da Semana da Crítica, mostra paralela do tradicional Festival de Cannes dedicada principalmente à descoberta de jovens talentos.  Sergio Fant é programador do Festival de Locarno, na Suíça, que tem sido uma janela importante na Europa para filmes independentes brasileiros.
 
    “Um dos nossos objetivos é colocar os cineastas e produtores brasileiros em contato direto com quem idealiza a programação dos principais eventos cinematográficos do mundo”, afirma André Sturm, presidente do Cinema do Brasil, que também vai participar do debate.

    O debate Um Olhar Sobre o Cinema Brasileiro acontece na terça-feira (22/01), das 14h30 às 17h, no Cine Teatro do Centro Cultural Yves Alves, sede principal da Mostra Tiradentes. Além de Payen, Fant e Sturm, participam da mesa Diego Marambio Avaria, representante da gerência de assuntos internacionais do INCAA, órgão argentino equivalente à Agência Nacional do Cinema (Ancine); Anne Delseth, programadora da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes; Sandro Fiorin, produtor, agente de vendas e distribuidor da FiGaFilms (EUA); e José Roberto Rocha Filho, representante da Divisão de Promoção do Audiovisual do Ministério das Relações Exteriores (Brasil). A mediação será de Eduardo Valente, assessor internacional da Ancine.

Intercâmbio

    O evento pretende gerar intercâmbio e refletir sobre a imagem do cinema brasileiro, em especial na Europa e Américas, além de compartilhar com realizadores, produtores e interessados as expectativas e possíveis colaborações para difundir essa produção contemporânea brasileira no exterior. A entrada é franca e está sujeita à lotação.
 
    A Mostra de Cinema de Tiradentes tem despertado interesse internacional devido à maior participação e premiação de filmes nacionais em mostras e festivais estrangeiros  – o exemplo mais recente foi de O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, que conquistou  nesta semana, em Nova York, o prêmio de melhor filme  latino-americano no Tropical Cinema Award. Além disso, a Mostra é reconhecida como um evento que privilegia o cinema brasileiro independente e autoral.

    A programação do festival prevê debates sobre as obras cinematográficas produzidas fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo. Ao todo, serão exibidos 131 filmes nacionais, ( 34 longas e 97 curtas), em 54 sessões gratuitas.
 
Veja aqui a programação completa da a 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate