Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Dispositivo aumenta o aproveitamento do colírio. DivulgaçãoDispositivo aumenta o aproveitamento do colírio. Divulgação

Glaucoma e desperdício

(brpress) – Teste indica que dispositivo para aplicar colírio elimina desperdício, aumentando eficiência do tratamento e diminuindo os custos.

(brpress) – Uma pesquisa preliminar em pequena escala apontou o desperdício em como principal motivo para a pouca eficácia do tratamento de 76% dos casos de glaucoma e descontinuidade no uso do colírio. Em seguida, aparece a utilização abaixo da recomendação médica, em 24% dos casos. O estudo envolveu 185 pessoas, analisadas pelo oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto.

Para obter aproveitamento total do medicamento, os pacientes receberam um dispositivo chamado Dapcol – produzido em silicone atóxico com formato anatômico que encaixa no globo ocular – para colocar no bico de dosagem do frasco de colírio.

Resultados

Após quatro meses de testes com 20 pacientes, 87% passou a utilizar colírio continuamente, diminuindo os custos do tratamento. O dispositivo permite aplicação do medicamento dentro do olho na primeira tentativa. Isto aumentou o aproveitamento dos frascos que duraram cerca de um mês, contra os 15 a 20 dias usuais.

Além disso, segundo o médico, os pacientes deixaram de sentir os efeitos colaterais – como aumento de batimentos cardíacos – porque o formato do dispositivo fecha o canal lacrimal impedindo que os princípios ativos do colírio entrem na corrente sanguínea.

Causas

O glaucoma – apontado como a maior causa de cegueira irreversível pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – está relacionado com aumento da pressão intra-ocular, sendo o principal tratamento a utilização de colírios para manter a pressão entre 10 e 21 mmHg. De acordo com o estudo, a baixa adesão ao tratamento de glaucoma agrava a doença em 65% dos casos.

No Brasil, quase um milhão de pessoas foram diagnosticadas com a doença e estima-se que cerca de 600 mil indivíduos vivam com o problema sem percebê-lo – um dado grave, pois o glaucoma danifica lentamente as células do nervo óptico, reduzindo o campo visual até provocar cegueira completa.

Cuidados

A prevenção em todas as idades é um fator importante para evitar a doença. Por isso, pessoas pertencentes aos grupos de risco como negros, diabéticos, asiáticos, mulheres, indivíduos com parentes de primeiro grau portadores de glaucoma e usuários de corticóide devem realizar exame oftalmológico anualmente.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate