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Cena de Uma Manhã Gloriosa.DivulgaçãoCena de Uma Manhã Gloriosa.Divulgação

Disputa de egos em Uma Manhã Gloriosa

(brpress) – Da mesma roteirista de O Diabo Veste Prada, longa faz divertido retrato dos bastidores da TV, com programa que "só assiste quem perdeu o controle remoto". Por Vanessa Wohnrath.

(brpress) – Desde os oito anos, Becky Fuller (Rachel McAdams) cresceu com o sonho de um dia ser a produtora do Today, um dos mais famosos programas matinais dos Estados Unidos. Aos 18, não havia concluído a faculdade de jornalismo e só conseguiu alguns empregos meia-boca. Agora, aos 28 anos, parece que o seu sonho está cada vez mais distante, na comédia Uma Manhã Gloriosa (Morning Glory, 2010), que estreia nesta sexta (01/04).

Desempregada, ela acaba sendo chamada para ser a produtora-executiva do programa Daybreak, de uma emissora que não faz nem cócegas na grandalhona do Today. Empolgada com o novo emprego, Becky bate de frente com as precárias condições do local, o moral baixo da equipe e os egos inflados dos apresentadores da atração: Colleen Peck (Diane Keaton) e Paul McVee (Ty Burrell).

Colleen já dá as boas-vindas, dizendo que Becky vai falhar como todos os outros e ir embora como todos os outros. Mas a produtora é insistente e está determinada a elevar os níveis de audiência do Daybreak. A moça demite Paul e chama para coapresentar o programa com Colleen, o respeitado jornalista, Mike Pomeroy (Harrison Ford), âncora de um jornal noturno.

Controle

Mike considera o Daybreak um programa que só é assistido por quem perdeu o controle remoto, ou por quem espera a enfermeira para ser virado na cama. Ele só aceita o cargo pelo salário e também porque já não recebe mais o reconhecimento de antes.

O Daybreak é uma mostra dos verdadeiros programas matinais americanos, conhecidos como “revistas electrónicas”, que falam de tudo, desde a um caso de incêndio, futilidades sobre celebridades, até dicas de artesanato e culinária. Por aqui, os canais de televisão copiam o formato, mas sem ter a mesma popularidade alcançada nos Estados Unidos.

O Diabo Veste Prada

O roteiro de Uma Manhã Gloriosa é assinado por Aline Brosh McKenna, de O Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada, 2006) e Vestida Para Casar (27 Dresses, 2008). Neles é possível notar a semelhança quanto a mocinha desajeitada, que deseja se dar bem na carreira que sempre sonhou e paga todos os pecados e micos para conseguir isso.

A produção faz um divertido retrato dos bastidores da televisão, em todas as suas minúcias: as reuniões de pautas, os contratempos enquanto o programa está no ar, as brigas entre os apresentadores, as bizarrices para atrair audiência e a batalha para tudo sair nos conformes, enquanto o telespectador assiste à atração.

Diane Keaton segura a histeria costumeira e se sai bem, assim como Harrison Ford, como um sisudo e ranzinza apresentador, que, sob a influência da vaidade, se recusa a fazer reportagens que não tenham um cunho sério e informativo.

Rachel McAdams é a injeção de ânimo, com sua Becky segurando as pontas num furacão chamado televisão.

(Vanessa Wohnrath/Especial para brpress)

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