Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Adam Yauch: luz, câmera, ação

(brpress) - Rapper morto na sexta (04/05) era dono de produtora/distribuidora de filmes e cineasta, além de integrante dos Beastie Boys. Por Leonardo Vinícus Jorge.

(brpress) –  Morreu na última sexta-feira (04/5), aos 47 anos, o músico Adam Yauch, também conhecido pelo pseudônimo rapper MCA, integrante do grupo de hip hop Beastie Boys. Ele foi diagnosticado com câncer em 2009 e chegou a interromper uma turnê e gravações para cuidar da saúde.

    Yauch tratava de um câncer na glândula parótida desde 2009. Ele morreu em Nova York, aos 47 anos de idade, com muito ainda para conquistar – dadas suas diversas áreas de atuação. Ele deixa mulher e uma filha.
    Adam Yauch nasceu no Brooklyn, em Nova York, no dia 5 de agosto de 1964. Aprendeu sozinho a tocar baixo e, com os amigos de escola, formou uma banda para tocar em sua festa de aniversário – era o princípio do que viria a ser os Beastie Boys.

Pegada rap
   
    Ironicamente, os Beastie Boys nasceram como um grupo de punk hardcore. No entanto, a entrada de Yauch, com suas raízes culturais de quem cresceu nas ruas do Brooklyn, aproximaram as batidas e a postura do hip hop. O álbum de estreia, Licensed to Ill (1986), foi o primeiro com músicas rap a alcançar o topo da Billboard. Isso numa época em que brancos não faziam rap.

Ao longo de toda a carreira, os Beastie Boys venderam mais de 40 milhões de discos, conquistaram diversos prêmios e influenciaram as gerações de músicos que os sucederam.

Além da música, Yauch também era ativista – filho de pai católico e mãe judia, Yauch optou pelo avesso e tornou-se um budista praticante e ativista, a ponto de criar importantes eventos em prol da liberdade do Tibete – e apaixonado por cinema.

Filmes

    O passatempo que começou com a direção de alguns dos vídeoclipes da banda o inspirou a transformar uma gravadora independente na produtora e distribuidora Oscilloscope Pictures, em  2002, que chegou a ser indicada a oito Oscar, lançou um selo de DVDs clássicos, resgatando filmes mudos e obras estrangeiras, e foi responsável por longas-metragens como O Mensageiro (2009), Precisamos Falar sobre o Kevin (2011) e os documentários Exit Through the Gift Shop (2010), sobre o artista incógnito Banksy, e Burma VJ: Reporting from a Closed Country (2008), sobre a ditadura militar em Myanmar.

    Em nota, os sócios e colegas de Yauch lamentaram sua morte, mas afirmaram que a Oscilloscope continuará trabalhando, como desejaria seu idealizador. Para esse ano, a produtora deve lançar o documentário musical Shut Up and Play the Hits, sobre um show da banda LCD Soundsystem, já exibido no Festival de Sundance, além de diversas outras produções, entre documentários e ficções, como The Brooklyn Brothers Beat the Best e Hello I Must Be Going.

Cinema

    A criação da produtora Pictures, uma produtora e distribuidora que começou em 2002 como gravadora independente. foi consequência natural de seu desenvolvimento como cineasta. Ele precisava ver seus filmes distribuídos. A estreia em longa foi em Awesome; I Fuckin’ Shot That! (2006), documentário sobre um show dos Beastie Boys.

    Dois anos depois, veio outro documentário, Gunnin’ for That Spot (2008), sobre um time de basquete colegial – desta vez, ele assinou com seu nome real.
Depois disso, só fez mais um filme como diretor: o curta Fight for Your Right Revisited (2011), que nasceu como vídeo clipe e transcendeu o meio.

Humor e crítica

No vídeo, os Beastie Boys do passado encontravam os Beastie Boys do presente, o que gerava grande tensão e confronto ideológico. Para interpretar os integrantes da banda e outros personagens, Yauch reuniu um elenco com o qual  até cineastas consagrados podem passar a vida apenas sonhando: Elijah Wood, Seth Rogen, Susan Sarandon, Stanley Tucci, Rashida Jones, Steve Buscemi, Jason Schwartzman, Kirsten Dunst, Orlando Bloom, Will Ferrell, John C. Reilly e Jack Black.

Além de primar por produções de valor artístico, a Oscilloscope também buscou obras educativas e polêmicas, como A Film Unfinished (2010), um documentário com imagens encontradas no período da Alemanha nazista, sobre o Holocausto. Na época do lançamento, a MPAA (o órgão regulador americano) deu a mais alta classificação indicativa, permitindo apenas que maiores de idade pudessem assistir ao filme, devido às suas imagens chocantes – o que causou grande revolta em Yauch.

   “Este é um importante documento histórico que acaba de ser banido das salas de aula. Se os professores acharem que seus alunos estão prontos para entender o que aconteceu, é essencial que os jovens tenham a oportunidade de ver esse filme. Por que negar-lhes essa chance de aprender sobre este momento crítico da história humana?”, reclamou o músico e produtor, durante entrevista.

(Leonardo Vinícus Jorge, do Pipoca Moderna/Especial para brpress)

Assita ao vídeo de (Gotta Fight) For Your Right (To Party), dos Beastie Boys:

yt]eBShN8qT4lk

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate