Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Look de Matthew Williamson na London Fashion Week Outono/Inverno 2012. Foto: Steffen Michels/BR PressLook de Matthew Williamson na London Fashion Week Outono/Inverno 2012. Foto: Steffen Michels/BR Press

Matthew Williamson: novo McQueen?

(Londres, brpress) - Ele tem sido chamado de "o novo Alexander McQueen", mas como designer, esse inglês é bem mais ensolarado que o gótico enfant terrible da haute couture britânica. Saiba mais sobre ele. Por Steffen Michels.

(Londres, brpress) – Ele tem sido chamado de “o novo Alexander McQueen” por ser da mesma geração e nacionalidade que o cultuado estilista inglês, além de ter estudado na mesma faculdade de moda, a prestigiosa Central Saint Martins College of Art and Design, em Londres. Mas, como designer, Matthew Williamson é bem mais ensolarado que o gótico enfant terrible da haute couture britânica.

    Nascido no início de 1970, Matthew Williamson parece ter absorvido o espírito da cultura hippie, que ditava a moda em sua infância.  Incorpora motivos florais, tecidos e bordados em suas coleções como nenhum outro. “Cresci em Manchester e comecei a fazer roupas aos 11 anos”, conta o estilista ao Telegraph. “Nos finais de semana, costumava ir a uma loja de acessórios para rockabillies, indies, góticos e outras tribos da cultura pop. Passava horas escolhendo coisas para reciclar e repaginar para minhas amigas usarem”, lembra.

    Hoje, aos 40, Williamson ainda cultiva amigas-clientes, só que agora famosas: a cantora Bjork, a atriz Sienna Miller, a musa do golfe americano Michelle Wie, que arrasou num vestido dele numa festa durante as Olimpíadas de Londres, a modelo cool Poppy Delevigne e até a atriz, produtora, ex-modelo e ex-namorada de Keith Richards Anita Pallenberg, 68, que estudou com ele na St. Martins.

    Revelado

    Num momento em que ele já está estabelecido na Europa e segue cada vez mais notado nos EUA, Williamson ainda não é conhecido no Brasil. Mas a jugar pela sua mais recente coleção, mostrada na London Fashion Week Outono/Inverrno 2012  comemorando 15 anos de sua grife, já passa da hora de Matthew Williamson receber a devida atenção dos fashionistas brasileiros.

    Depois de formado, Matthew Williamson teve sua primeira experiência de trabalho na Marni, antes de ser contratado pela Monsoon e Accessorize. “Aprendi tudo que sei na Monsoon”, admite. “Sei que não era Galliano ou outra grife top. Mas não sou um fashion-esnobe”, garante.  Em 1997, o jovem estilista fundou sua própria grife e ostentou Kate Moss desfilando em seu primeiro desfile na London Fashion Week.

    Esta coleção inicial em seu próprio nome foi um grande sucesso e suas peças, extraordinariamente bem cortadas, combinavam cores excitantes e exóticas – característica que se tornou uma constante no repertório de Williamson.  Esse criativo ‘brit’ continua a surpreender com sua precisão meticulosa de detalhes e sua devoção às estampas e o acabamento ‘taylor made’.

    Para usar

    No entanto, as roupas são simples e contemporâneas o suficiente para ser usáveis. Em 2004, Williamson abriu sua primeira loja em Bruton Street,  em Mayfair, um dos bairros mais luxuosos de Londres. Atualmente, a grife também corre lojas em Nova York e Dubai, e está prestes a abrir uma loja no Qatar.

    Depois de uma temporada como diretor criativo da grife italiana Emilio Pucci, de 2005 até 2008, o designer acabou sucumbindo ao popular, como muitos, assinando uma coleção para a rede sueca de fast-fashion  H&M , no ano seguinte. Esta coleção altamente popular também marcou sua primeira tentativa de fazer moda masculina  – um passo que não era necessário, mas que foi muito apreciado pelos clientes.

    Com a London Fashion Week a apenas algumas semanas de distância (de 14 a 18/09), o entusiasmo entre os insiders da moda em torno do que Williamson vai apresentar para esta temporada é cada vez mais crescente.

    Por enquanto ainda não podemos dizer muito sobre a nova coleção, mas Williamson deu uma pista em entrevista ao Telegraph, ao ser perguntado “quem ou o quê o tem inspirado recentemente”: ao que o estilista respondeu sem titubear: “Caí de amores pelo trabalho do artista Shane McAdam e ele está me ajudando com as estampas dos tecidos para meu desfile em setembro”.

(/Especial para brpress, de Londres; colaborou Juliana Resende/brpress)

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate