Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

o Ovelha Negra inovou por ser basicamente um jornal de cartuns. Reproduçãoo Ovelha Negra inovou por ser basicamente um jornal de cartuns. Reprodução

Ovelha Negra, um Charlie Heddo à brasileira

(Santos/SP, brpress) - Mostra Uma Ovelha Negra na Cultura Midiática reconta história do cultuado jornal, com curadoria do cartunista DaCosta.

(Santos/SP, brpress) – A partir de 24 de abril, a história do jornal Ovelha Negra vem a público por meio da exposição Uma Ovelha Negra na Cultura Midiática – Inovações do Humor Gráfico na Imprensa Alternativa Brasileira (1976 – 1977), com curadoria de cartunista Osvaldo DaCosta. A abertura acontece às 20h30, na Pinacoteca Benedito Calixto.

O jornal Ovelha Negra foi um veículo de humor, criado pelo cartunista santista Geandré e publicado entre 1976 e 1977, em plena ditadura militar, período no qual surgiram diversos jornais alternativos, como O Pasquim, Opinião, etc. Segundo DaCosta, a exposição foi inspirada em sua dissertação de mestrado e tem como objetivo resgatar a história do Ovelha Negra; demonstrar a importância deste ‘nanico” na imprensa alternativa brasileira.

Contestação

“Depois do que aconteceu com o Charlie Heddo, é importante apresentar publicações brasileiras do gênero, transmitir um pouco do clima do jornal: humor, irreverência e contestação política e propor questionamentos ao visitante, como comparar o Brasil dos anos 1970 com o Brasil atual”, diz DaCosta. Para o cartunista, enquanto a maioria dos jornais alternativos da época tinha conteúdo basicamente textual, o Ovelha Negra inovou por ser basicamente um jornal de cartuns.

O jornal também se destacou pelo grande número de artistas colaboradores, dentre os quais: Paulo Caruso, Chico Caruso, Angeli e Laerte, conhecidos até hoje no mercado editorial. O Ovelha também contou com a presença de artistas estrangeiros. Na exposição, que vai até o dia 31 de maio, no Salão Verde da Pinacoteca, o visitante conhecerá algumas páginas das oito edições do Ovelha Negra, por meio de reproduções e alguns originais, e poderá se divertir com charges, cartuns, etc.

A exposição do Ovelha Negra foi um dos projetos contemplados pelo Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes, da Secretaria de Cultura de Santos e, além da exposição na Pinacoteca, estão programadas oficinas sobre o Ovelha Negra.

Visitação: de terça a domingo, das 9h às 18h. Até 31/05.

Pinacoteca Benedito Calixto (Salão Verde) – Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão – Santos – SP

Entrada Gratuita

Oficinas (gratuitas)

Local: Biblioteca de Artes Candido Portinari

Dia: 28/04/15, às 15h

End: Av. Rangel Pestana, 150, Vila Mathias – Santos Tel: (13) 3202-3572 e (13) 3202-3573

Local: Instituto Arte no Dique

Dia: 30/04/15, às 15h

End: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube – Santos Tel: 13) 3209-9464

Local: Centro Cultural da Zona Noroeste – Biblioteca Silvério Fontes Dia:16/05/15, às 14h30 End: Av. Afonso Schmidt s/n, Complexo B, 2o andar, Areia Branca – Santos Tel:(13) 3203-3399

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate