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Wagner Moura como o Cel. NascimentoWagner Moura como o Cel. Nascimento

Brasil na ‘periferia’ de Berlim

(Berlim, brpress) - Cinema brasileiro não participa este ano da Competição, no Festival Internacional de Cinema de Berlim, que começa nesta quinta-feira (10/02).
(Berlim, brpress) – Embora já premiado com dois Ursos de Ouro, o cinema brasileiro não participa este ano da Competição, no Festival Internacional de Cinema de Berlim, que começa nesta quinta-feira (10/02), mas há uma atração na mostra Panorama: a sequência do filme de José Padilha, Tropa de Elite 2, com projeção nesta sexta (11/02), e em outros quatro dias para o público alemão.
 
 Outro filme brasileiro está na mostra Forum: Os Residentes, de Tiago da Mota Machado, e na mostra dos novos cineastas, a mostra Geração, está o filme Ensolarado, de Roberto Targino, já exibido no Festival de Locarno.

  Tropa de Elite ganhou o prémio máximo do festival, em 2008. Dez anos antes, Central do Brasil, de Walter Salles Jr., levou o Urso de Ouro. Conheci Berlim ainda dividida e com o Muro, assisti aos primeiros anos da reunificação, ainda vendo filmes da Berlinale, no cinema Zoo Palast, e sempre admirei a cidade, diferente de Paris com o charme de ser uma porta para o Leste. Estar de volta ao festival é uma grande alegria.

Iraniano preso homenageado

 O Festival Internacional de Cinema de Berlim, o terceiro no ranking dos grandes festivais do mundo, vai até o dia 20, com 16 filmes em competição e uma homenagem ao cineasta Jafar Panahi, com a projeção do seu filme, Offside, premiado com o Urso de Prata em 2006. Impedido de comparecer no Festival, onde faria parte do júri, pois foi condenado a seis anos de prisão no Irã e proibido de fazer cinema por 20 anos, Jafar Panahi será lembrado pelo diretor do festival, Dieter Kosslick, que, num comunicado já divulgado, protesta contra essa prisão que viola o direito de liberdade de expressão nas artes.

 Outros filmes de Panahi serão mostrados nas outras seções do festival, Panorama, Forum, Geração e Curtas do Festival. Haverá também, dia 17/02, um debate reunindo cineastas e iranianos no exílio sobre a censura e a falta de liberdade para os diretores de cinema no Irã.

Herzog e Wenders em 3D

 Será atração em Berlim a projeção do filme em 3D do cineasta Werner Herzog, A Caverna dos Sonhos Perdidos. Dois outros filmes em terceira dimensão serão exibidos no festival – Pina, de Wim Wenders, sobre a célebre coreógrafa e dançarina alemã Pina Bausch; e um filme francês de desenho animado de Michel Ocelot, Contos Noturnos.

 Concorrem, o filme húngaro O Cavalo de Turin, de Bela Tar; uma coprodução franco-mexicano-polonesa-alemã, da cineasta Paula Markovitch, O Prêmio; o filme iraniano Nader e Simin – Uma Separação, de Asghar Farhadi; Contos Noturnos, de Michel Ocelot, francês; Margin Call, do americano JC Chandor; o filme coreano Come Rain Come Shine, de Lee Yoon; a coprodução franco-alemã-holandesa Sleeping Sickness, dirigida por Ulrich Koehler; a coprodução argentino-uruguaia-alemã Um Mundo Misterioso, de Rodrigo Moreno; o filme americano The Forgiveness of Blood, dirigido por Joshua Marston; a coprodução russo-ucraniana-alemã Sábado Inocente, de Alexander Mindadze; a coprodução turco-alemã-holandesa Nosso Grande Desespero, de Seyfi Teoman; o filme inglês Coriolanus, de e com Ralph Fiennes; a coprodução anglo-israelense, Odem, de Jonathan Sagall; a coprodução alemã-americana O Futuro, de Miranda July; o filme alemão Se Não Nós, Quem?, de Andres Veiel, e outro americano, Yelling to the Sky, de Victoria Mahoney.

(Rui Martins/Especial para brpress)

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