Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

O crítico literário Jean-Michel Rouche (Fabrice Luchini) e a filha do suposto autor do best sellerO crítico literário Jean-Michel Rouche (Fabrice Luchini) e a filha do suposto autor do best seller

Comédia francesa para amantes de livros

(brpress) - Mas não só! O Mistério de Henri Pick diverte qualquer plateia com a história de um autor desconhecido, mas nem tanto. Por Angélica Campos.

(brpress) – Seriam os críticos literários escritores frustados? O sucesso de um autor desconhecido poderia causar-lhes tamanha inveja a ponto de fazer de tudo para negar-lhe a autoria de um best seller, mesmo que o empenho em provar a falsidade lhe causasse a perda do emprego, da mulher e a conquista de inúmeros inimigos?  Parece ser o caso no filme O Mistério de Henri Pick (Le Mystère Henri Pick, França, 2019), sucesso do Festival Varilux de Cinema Francês 2019 que estreia em circuito comercial em 25/07 – não por acaso, Dia do Escritor!

No divertido  filme de Rémi Bezançon, o crítico literário Jean-Michel Rouche (Fabrice Luchini, ótimo no papel do “detetive” obcecado) não se intimida em denunciar e apurar a farsa que gira em torno da publicação de um romance intitulado As Últimas Horas de Uma História de Amor. O original é encontrado por acaso e supostamente escrito por Henri Pick, um pizzaiolo recém falecido, residente numa cidade pequena da Bretanha e completamente desconhecido no mundo literário. 

O mistério: a obra foi descoberta numa inusitada Biblioteca de Autores Rejeitados por várias editoras, mantida por uma cuidadosa senhora que se orgulha de preservar a memória destes autores desconhecidos. Explica-se: num mundo em que sequer a memória dos notáveis consegue se perpetuar, dá o que pensar o desejo e o empenho em preservar a memória  “literária” destes rejeitados.

(Angélica Campos/brpress)

Assista ao trailer de O Mistério de Henri Pick: