Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Cena de Onde Borges Tudo VêCena de Onde Borges Tudo Vê

De Tiradentes para o mundo

(Tiradentes/MG, brpress) - Programa Cinema do Brasil, que promove exportação e distribuição de filmes brasileiros no exterior, participa da Mostra de Cinema de Tiradentes.

(Tiradentes/MG, brpress) – O Programa Cinema do Brasil, que promove a exportação e a distribuição de filmes brasileiros no exterior, participa da 16ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece de 18 a 26/01, na cidade mineira. O programa é o responsável pela vinda de Bernard Payen, da Semana da Crítica, e de Sergio Fant, do Festival de Locarno. Ao lado de outros convidados, eles participarão de um debate sobre o olhar estrangeiro a respeito da produção nacional.

A 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes abre o calendário audiovisual do país, e prestará homenagem à atriz Simone Spoladore. Será exibida, na estreia, a produção paraibana Onde Borges Tudo Vê, de Taciano Valério.
 
    Bernard Payen é programador da Semana da Crítica, mostra paralela do tradicional Festival de Cannes dedicada principalmente à descoberta de jovens talentos.  Sergio Fant é programador do Festival de Locarno, na Suíça, que tem sido uma janela importante na Europa para filmes independentes brasileiros.
 
    “Um dos nossos objetivos é colocar os cineastas e produtores brasileiros em contato direto com quem idealiza a programação dos principais eventos cinematográficos do mundo”, afirma André Sturm, presidente do Cinema do Brasil, que também vai participar do debate.

    O debate Um Olhar Sobre o Cinema Brasileiro acontece na terça-feira (22/01), das 14h30 às 17h, no Cine Teatro do Centro Cultural Yves Alves, sede principal da Mostra Tiradentes. Além de Payen, Fant e Sturm, participam da mesa Diego Marambio Avaria, representante da gerência de assuntos internacionais do INCAA, órgão argentino equivalente à Agência Nacional do Cinema (Ancine); Anne Delseth, programadora da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes; Sandro Fiorin, produtor, agente de vendas e distribuidor da FiGaFilms (EUA); e José Roberto Rocha Filho, representante da Divisão de Promoção do Audiovisual do Ministério das Relações Exteriores (Brasil). A mediação será de Eduardo Valente, assessor internacional da Ancine.

Intercâmbio

    O evento pretende gerar intercâmbio e refletir sobre a imagem do cinema brasileiro, em especial na Europa e Américas, além de compartilhar com realizadores, produtores e interessados as expectativas e possíveis colaborações para difundir essa produção contemporânea brasileira no exterior. A entrada é franca e está sujeita à lotação.
 
    A Mostra de Cinema de Tiradentes tem despertado interesse internacional devido à maior participação e premiação de filmes nacionais em mostras e festivais estrangeiros  – o exemplo mais recente foi de O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, que conquistou  nesta semana, em Nova York, o prêmio de melhor filme  latino-americano no Tropical Cinema Award. Além disso, a Mostra é reconhecida como um evento que privilegia o cinema brasileiro independente e autoral.

    A programação do festival prevê debates sobre as obras cinematográficas produzidas fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo. Ao todo, serão exibidos 131 filmes nacionais, ( 34 longas e 97 curtas), em 54 sessões gratuitas.
 
Veja aqui a programação completa da a 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate