
Filme póstumo de Anton Yelchin produzido por Jim Jarmusch
(Londres, brpress) – Ator russo, morto aos 27 anos em junho, é protagonista do drama Porto, do brasileiro Gabe Klinger, ganhador do Leão de Ouro em Veneza, e exibido no 60o. BFI London Film Festival.
(Londres, brpress) – No drama romântico Porto, produzido por Jim Jarmusch, o ator russo Anton Yelchin – conhecido por interpretar Pavel Chekov na franquia Star Trek, que morreu aos 27 anos em um acidente carro, em junho deste ano – faz um de seus últimos papéis: Jake, um estudante americano solitário que conhece a francesa Mati (Lucie Lucas, de 15 Anos e Meio) em um bar na cidade do Porto, em Portugal.
Jake e Mati vivem uma noite intensa e cheia de intimidade, que se torna inesquecível para ambos. Os dois trocam alguns olhares, acabam jantando e seguem para o apartamento dela. Apesar de efêmeros,os momentos juntos se tornam inesquecíveis e ambos passam a revisitar, anos depois, as lembranças e as minúcias do encontro.
Diretor brasileiro
Porto é dirigido pelo novato Gabe Klinger, ganhador do Leão de Ouro em Veneza, em 2013, com o estreante documentário Double Play: James Benning and Richard Linklater. O diretor é brasileiro e vive desde criança na Europa e nos Estados Unidos e hoje está radicado em Chicago.
“Existe uma discussão sobre o tempo muito importante nesse filme. Trata-se de personagens que exploram a arqueologia, o tempo, nas suas vidas. Porto foi uma cidade que imediatamente se associou bem a esta exploração”, contou Klinger, em entrevista ao portal de notícias da Câmara Municipal de Porto, órgão que apoiou a produção do longa desejando dar destaque para a imagem da cidade nos cinemas internacionais.
O cineasta americano Jim Jarmusch, ganhador do Grande Prêmio do Júri em 2005 por Flores Partidas e responsável pelo renascimento do cinema independente no final dos 80 e 90, assina a produção do longa, que ganha exibição no 60o. BFI London Film Festival e na 40a. Mostra de Cinema de São Paulo.
Assista ao trailer de Porto: