Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Lars von Trier e atoresLars von Trier e atores

Lars von Trier se diz nazista

(brpress) - Cineasta lançou Melancolia nesta quarta (18/05), no Festival de Cannes, com coletiva de imprensa onde fez afirmação, pela qual se desculpou em nota oficial.

(brpress) – O diretor dinamarquês Lars von Trier, em geral lacônico em entrevistas, estava falante e risonho nos quase 40 minutos de coletiva de imprensa realizada nesta quarta (18/05), no Festival de Cannes. O cineasta surpreendeu a todos ao responder sobre sua origem alemã. Mas mais surpreendente, para não dizer desconfortável foi a afrimação de que “compreende” e”simpatiza” com Hitler.

“Por muito tempo, pensei que era um judeu e eu estava feliz por ser judeu. Então, eu conheci Susanne Bier (diretora dinamarquesa e judaica) e eu não estava tão feliz. Então, descobri que era realmente um nazista. Minha família era alemã. E isso também me deu algum prazer. O que posso dizer? Eu compreendo Hitler … eu simpatizo com ele um pouco”, afirmou von Trier.

Nas desculpas pedidas horas mais tarde, o diretor diz: “Se eu magoei alguém nessa manhã com as palavras que disse durante a coletiva, sinceramente peço desculpas. Eu não sou antissemita ou tenho qualquer tipo de preconceito racial, nem sou um nazista”.

Após o comentário do diretor na coletiva, houve um momento embaraçoso. As atrizes do filme, Kirsten Dunst e Charlotte Gainsbourg, não esconderam a cara de choque ao ouvirem o que ele dizia. Dunst olhava para os lados e, em certo momento, ela disse que aquilo era “terrível”, aos risos nervosos.

Von Trier continuou: “Eu não quero dizer que sou a favor da Segunda Guerra Mundial e eu não sou contra os judeus … Na verdade, sou muito a favor deles. Todos os judeus. Bem, Israel é um saco, mas …” E completou: “Agora, como posso sair dessa situação? Ok. Eu sou um nazista”.

‘Disaster movie’ psicológico

Autodenominado “um lindo filme sobre o final do mundo”, Melancolia mostra Justine (Kirsten Dunst) e Michael (Alexander Skarsgård) celebrando seu casamento em uma festa suntuosa na casa de sua irmã (Charlotte Gainsbourg) e cunhado (Kiefer Sutherland). Enquanto isso, o planeta Melancolia está se dirigindo em direção à Terra.

O jornal inglês The Guardian considerou o filme “cansativo”, o site da revista americana The Hollywood Reporter o classificou como “medíocre” e a também americana Variety elogiou o domínio técnico do cineasta e as interpretações dos atores.Em Cannes, a produção foi exibida nesta quarta (18/05), pela manhã, para o público e terá mais duas exibições ao longo do dia. O filme tem previsão de lançamento no Brasil em 5 agosto, com distribuição nacional pela California Filmes.

Assista ao trailer oficial legendado aqui.

Comentários

Publicar Comentário