Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Os atores Nelson Xavier e Ângelo Antônio entre Daniel Filho: time de Chico XavierOs atores Nelson Xavier e Ângelo Antônio entre Daniel Filho: time de Chico Xavier

Longa do além

(brpress) – Além de Chico Xavier - O Filme, que estreia nesta sexta (02/04), outras cinco produções sobrenaturais prometem abastecer salas em 2010. Por Eliane Maciel.

(brpress) – A partir desta sexta (02/04), uma das poucas produções assumidamente espíritas promete bater recordes de audiência. Trata-se de Chico Xavier – O Filme, dirigido pelo cineasta Daniel Filho. E quem gostar da experiência, serão lançados outros cinco filmes sobre o mesmo tema em 2010: Nosso Lar, de Wagner de Assis, baseado em livro do mesmo nome; E a Vida Continua, de Paulo Figueiredo; O Filme dos Espíritos, de André Marouço; As Cartas, de Cristina Grumbach; As Mães de Chico Xavier, de Glauber Filho, Halder Gomes e Gerson Sanginitto. Tudo para confirmar uma nova tendência nacional: o cinema do além.
 
    Vale lembrar que Daniel, que também é um dos donos da produtora Lereby, bateu o recorde de público em sua última produção de 2008, Se Eu Fosse Você 2, com mais de 6 milhões de espectadores diretos. Humilde, o diretor espera uma média de 2 milhões de espectadores para o novo longa. Mas ele pode, muito provavelmente, se surpreender.

    Efeméride

    É válida a menção de que na mesma data de estreia comemora-se o centenário de Chico, o espírita e médium mais influente e controverso do país, o que, teoricamente, só faz a produção ter mais força ainda em seu début. E não é somente o público que se interessa por esse tipo de projeto – as produtoras e distribuidoras também os olham animadas.

    O filme foi baseado no livro As Vidas de Chico Xavier, de 2003, escrito pelo jornalista e escritor Marcel Souto Maior (que também escreveu Por trás do Véu de Ísis, de 2004, e As Lições de Chico Xavier, de 2005). E não possui quaisquer intenções de doutrinar seus espectadores. Mesmo porque, Daniel Filho é declaradamente ateu e seria difícil dirigir um longa que defendesse um ponto de vista, ou melhor, uma crença, da qual não compartilhasse.

    Chico Xavier – O Filme tem a intenção de informar: se propõe a contar a quem quiser saber, com os detalhes mais relevantes, a história de vida do médium Francisco Cândido Xavier (1910-2002), que influenciou opiniões, comportamentos e posturas de pessoas de áreas totalmente diferentes em todo o Brasil e fora dele. A narrativa acontece baseada na entrevista que Chico deu ao programa Pinga Fogo, famosa atração da década de 1970 da TV Tupi.

    Chico Xavier morreu, aos 92 anos, na mesma época em que se comemorava o pentacampeonato da seleção brasileira em Copa do Mundo. E, apesar de sua ausência física, o espírita, ainda hoje, se faz presente em várias áreas culturais das tradições brasileiras. E de acordo com os críticos em geral, o filme que retrata a sua vida resultou em um trabalho magnânimo. É só aguardar para conferir.

Ingressos antecipados

    A rede Cinemark vende ingressos antecipados para as sessões do filme. A compra pode ser feita tanto pessoalmente quanto pela internet, através do site www.ingresso.com .

(Eliane Maciel/Especial para brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate