Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Maior evento de cinema árabe realizado no país tem curadoria de Rasha Salti. DivulgaçãoMaior evento de cinema árabe realizado no país tem curadoria de Rasha Salti. Divulgação

Mundo árabe na tela

(São Paulo, brpress) - 7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema destaca presença do diretor egípcio Ahmad Rashwan, que participa de um encontro com o público, no sábado (21/07), às 19h30, no CCBB.

(São Paulo, brpress) – A 7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema,  promovida pelo Instituto da Cultura Árabe (ICArabe) e pela Câmara do Comércio Árabe Brasileira, chega ao  Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e fica em cartaz até 22/07. Nesta etapa trará filmes inéditos, exibidos com exclusividade no espaço, além da presença do diretor egípcio Ahmad Rashwan, que virá ao Brasil para o lançamento de Nascido em 25 de Janeiro, sobre a Primavera Árabe, e participará de um encontro com o público, no sábado (21/07), às 19h30, no CCBB.

    Outro destaque é o filme Crônica dos Anos de Ira (veja programação abaixo), ganhador da Palma de Ouro de Cannes.

Política

     A Mostra apresenta 32 produções (20 delas estarão em cartaz no CCBB), entre documentários e ficções, que retratam a realidade política, social e cultural dos países árabes e obras brasileiras com temáticas relacionadas à imigração árabe no Brasil ou à relação do Brasil com os países árabes e muçulmanos.

    Este é o maior evento de cinema árabe realizado no país, que este ano contou com a presença da curadora Rasha Salti e de diretores internacionais, para encontros e debates inéditos. Salti é uma liderança do movimento de cineastas do mundo árabe e tem experiência com os mais importantes festivais árabes da atualidade, como Abu Dhabi e Dubai.

Salti é curadora da mostra Mapeando a Subjetividade: cinema experimental árabe dos anos 60 até os dias atuais, apresentada em três partes (2010, 2011 e 2012) no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), que recebeu grande aceitação de crítica americana e iniciará sua itinerância pelo Brasil na 7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. O Brasil será o primeiro país da América Latina e o segundo do mundo a receber a mostra Mapeando a Subjetividade.

     A Mostra também apresenta filmes contemporâneos, como o filme “Nascido em 25 de Janeiro” que relata os movimentos a partir da “Primavera Árabe” de 2011 no Egito. O diretor do filme, Ahmad Rashwan estará presente para relatar os movimentos do ano passado, bem como a situação atual do Egito e as perspectivas para o futuro.

Sintonia com mudanças

     Os levantes populares ocorridos nos países árabes resgataram o sentimento de transformação e despertaram a atenção de todo o mundo. A chamada Primavera Árabe, que teve início no Egito, revelou um movimento de jovens de diversas nacionalidades ávidos por mudança, democracia e justiça, evidenciando a proximidade de expectativas da juventude árabe com as de outros países do Ocidente e Oriente.

     A 7a. Mostra Mundo Árabe de Cinema apresenta também duas seleções especiais. A primeira, Um Olhar Contemporâneo, traz outros dois filmes importantes sobre a atualidade no Mundo Árabe, incluindo filmagens realizadas durante os levantes da Primavera Árabe.

A segunda, Um Olhar Brasileiro, apresenta duas produções recentes de diretores nacionais sobre o Oriente Médio: Constantino, de Otavio Cury, que será lançada durante a Mostra, e foi filmada tanto no Brasil como na Síria. A outra, Sobre Futebol e Barreiras, foi realizada por quatro jovens diretores brasileiros na Palestina-Israel.
 
“Vivemos um momento em que o Mundo Árabe e o mundo passam por transformações e há enorme interesse da sociedade brasileira em conhecer esta cultura e a recente e inovadora produção cinematográfica destes países. Além disso, o Brasil se destaca pelas relações comerciais e culturais com os países árabes e pelo grande contingente de brasileiros descendentes que vivem aqui”, destaca Soraya Smaili, diretora cultural do ICArabe e da Mostra.
 
Para a programação completa da Mostra, clique aqui e no Facebook.
 

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate