Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Tom Cruise em nova imagem de Missão: Impossível - Protocolo Fantasma. justjared.comTom Cruise em nova imagem de Missão: Impossível – Protocolo Fantasma. justjared.com

Novo Missão Impossível: ‘melhor filme da série’

(brpress) - É o que diz J.J. Abrams sobre novo longa estrelando Tom Cruise, do qual é o produtor. E ele está absolumente correto. Por Juliana Resende.

(brpress) – J.J. Abrams, produtor de Missão: Impossível – Protocolo Fantasma (Mission: Impossible – Ghost Protocol, 2011), juntamente com o astro Tom Cruise, que volta na pele do heróico agente Ethan Hunt, falou ao site Collider sobre o quarto capítulo da franquia. “É o melhor filme da série […], o maior deles, de longe, em relação ao que acontece”. Ele está absolutamente certo.

A brpress assistiu à primeira exibição do longa no Brasil e assina embaixo. O filme é, muito provavelmente, o melhor do gênero ação de 2011. A estreia acontece em 21/12. Antes, Tom Cruise em carne e osso vem ao país promover a aventura. Ele conversa com jornalistas nesta quarta (14/12), no Rio.

A experiência em IMAX (tela e sistema de projeção que têm a capacidade de mostrar imagens muito maiores em tamanho e resolução do que os sistemas convencionais de exibição de filmes) é um “must” e chega a assustar o espectador mais sensível com os barulhos dos acidentes, perseguições e explosões (Kremlin incluído) do longa, graças ao som poderoso. Aviso aos navegantes: leve um lencinho para enxugar o suor das mãos, pois trata-se realmente do trabalho mais excitante de Cruise e cia.

Pedurado

O astro encarna um Homem-Aranha rápido na sequência mais adrenalínica, escalando o edifício mais alto do mundo, o Burj, em Dubai. “Foi neste espigão que  Tom Cruise trabalhou por cinco dias preso por um cabo do lado de fora do edifício”, conta Abrams.

Quanto ao Kremlin explodido, a cena grandiosa foi feita pelo oscarizado supervisor de efeitos visuais John Knoll (Guerra nas Estrelas e Avatar), com uma placa fotográfica ao fundo da verdadeira Praça Vermelha. O culpado por tamanho ato terrorista? O agente Ethan Hunt (quem mais?), claro. Ele então precisa provar que não está envolvido no ataque – mas sem o background da agência IMF.

Mas o que mais dá molho e charme ao filme, além das cenas e dos gadgets fantásticos, é a harmonia da equipe que se forma com Cruise, Paula Patton (a agente durona Jane Carter), Jeremy Renner (na pele do agente agregado William Brandt) e Simon Pegg, impagável como o “cara da informática/TI” (Benji Dunn) que sai do gabinete e entra em campo, sempre com tiradas ótimas num impecável sotaque britânico.

Repeteco

O roteiro e argumento não são lá muito originais – o mesmo aconteceu com Hunt no primeiro filme da franquia, Missão Impossível (Mission: Impossible, 1996), quando o agente também foi tido como traidor, acusado de matar os membros de sua equipe. Mas na parafernália de sofisticação e timing em que Protocolo Fantasma vem embebido, é óbvio que isso fica em segundo plano.

Plano? Eu disse plano? Na verdade é o que falta a Cruise e equipe. Eles estão ao Deus dará, abandonados e desautorizados, depois que a maionese desanda e descamba para a possibilidade de uma guerra nuclear entre EUA e Rússia. Esse clima de Guerra Fria também confere ao filme algo de cool e Jamesbondiano – só que com mais remelexo e humor (vide a sequência em que Cruise e Pegg se infiltram no Kremlin genial e impecavelmente disfarçados de militares de alta patente).

Não faltam caras maus como Kurt Hendricks (interpretado pelo ator sueco Michael Nyqvist), um maluco russo que pretende explodir o mundo. “Ele é um vilão à moda antiga”, diz o roteirista André Nemec. Falando em “old school”, Ethan Hunt é classificado como “antiquado” por um antigo parceiro, lá pelo final do filme. Definição perfeita para seu personagem e para o que o ator está se tornando na vida real e ao protagonizar mais esta Missão Impossível. “É a síntese do que é um sucesso de público”, explica Cruise.

Não importa. Missão: Impossível é um clássico – da TV e agora no cinema de entretenimento. Protocolo Fantasma é missão cumprida.

https://www.youtube.com/watch?v=Nb-YepEENjY

(Juliana Resende/brpress)

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate