Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Os ex-cangaceiros Durvinha e MorenoOs ex-cangaceiros Durvinha e Moreno, personagens do filme Os Últimos Cangaceiros.

Os Últimos Cangaceiros revisita mito do cangaço

(Fortaleza, brpress) - Casal de idosos falando sobre tempos em que integraram bando de Lampião emocionam no documentário que estreia em seis cidades. Por Juliana Resende.

(Fortaleza, brpress) – É emocionante, quase surreal, ver os frágeis e idosos ex-cangaceiros Durvinha e Moreno, ambos na faixa dos mais de 90, falando sobre os tempos em que integraram o bando de Lampião e sobre seu duradouro (e conveniente) relacionamento, no documentário Os Últimos Cangaceiros (Brasil, 2011), de Wolney de Oliveira. O filme, que abriu o festival Cine Ceará 2011, com sessão de gala e a presença de alguns ex-cangaceiros, estreia agora em circuito comercial.

Durante mais de meio século, Durvinha e Moreno esconderam sua verdadeira identidade até dos próprios filhos, que cresceram acreditando que os pais se chamavam Jovina Maria da Conceição e José Antonio Souto, nomes falsos sob os quais haviam reconstruído suas vidas. Os filhos do casal, já falecido, se reencontraram quando a identidade dos ex-cangaceiros foi finalmente descoberta.

O fato é que, quando jovens, Durvinha e Moreno fizeram parte do bando de Lampião e viveram incríveis aventuras. Também cometeram crimes – caso de Moreno, que admite ter matado “mais de 21” e que não mais se arrependia por isso.

O filme mistura imagens de época do cangaço, relíquias registradas pelo documentarista Benjamin Abraão, e cenas de velhice pacata e familiar do casal de ex-cangaceiros – com muita emoção e humor. Um instigante resgate da história do Brasil profundo.

A trilha sonora é do DJ Dolores.

(Juliana Resende, brpress)

Leia grande reportagem de Juliana Resende sobre o cangaço na Revista da Livraria Cultura, e reportagens relacionadas ao filme nos jornais A Tarde e Diário do Nordeste.

#brpressconteudo #cangaço #Lampião #CineCeará #documentário #cangaceiros

Assista ao trailer de Os últimos Cangaceiros:

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Comentários

Publicar Comentário