Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Os Smurfs: filme deve ficar restrito ao público infantil. DivulgaçãoOs Smurfs: filme deve ficar restrito ao público infantil. Divulgação

Smurfs só mesmo para crianças

(brpress) - Filme pode decepcionar fãs adultos, mas busca conquistar audiência infantil, assim como Zé Colmeia e Alvin e Os Esquilos. Por Vanessa Wohnrath.

(brpress) – Os Smurfs, populares seres azuis que medem “três maçãs” e vivem em cogumelos, foram criados pelo cartunista belga Peyo e publicados em 1958. No Brasil, eles se tornaram sucesso durante os anos 1980 e 1990 na série animada exibida nos programas infantis Balão Mágico e Xou da Xuxa. Papai Smurf e seus 100 filhos agora voltam para uma nova geração ter contato com suas aventuras no filme Os Smurfs (The Smurfs, 2011), que estreia no Brasil nesta sexta (05/08).

Na história, o vilão Gargamel em companhia do gato Cruel, invade a vila dos Smurfs e na fuga, os duendes azuis passam por um portal e vão parar em Nova York. Com a ajuda do publicitário Patrick (Neil Patrick Harris), os Smurfs tentarão retornar para casa.

Criançada

A história ingênua e o humor tolo sustentado na comédia física é a receita para o filme Os Smurfs agradar em cheio ao público infantil. Os adultos que um dia assistiram à série animada poderão até ficar frustrados com o versão cinematográfica.

O apelo para os crescidinhos é a cantora Katy Perry ter dublado a Smurfette na animação em 3D. Sobre este trabalho, Katy disse que sua grande motivação foi o fato de ter sido proibida por seus pais evangélicos na infância de assistir a desenhos animados – inclusive os inofensivos Smurfs.

“Talvez meu lado rebelde seja: ‘Ah, você não podia ver Smurfs quando era criança, masagora terá a oportunidade de ser uma Smurf no filme, vai lá’. Foi o que eu fiz.”

Desenhos e atores

Os Smurfs coloca em cena personagens animados digitalmente com atores reais, gerando um misto de animação com live-action. Esse formato não é novo no cinema. O musical Marujos do Amor (Anchors Aweigh, 1945) tem um número de dança inesquecível de Gene Kelly com o rato Jerry, da dupla Tom & Jerry.

A mais famosa e bem sucedida mistura de animação com live-action é Uma Cilada para Roger Rabbit (Who Framed Roger Rabbit, 1988), que ganhou quatro Oscar. Na história, o detetive Eddie Valiant (Bob Hoskins) investiga o misterioso caso de Roger Rabbit, famoso astro dos desenhos animados, acusado de homicídio.

Femme fatales e celebridades

A produção ficou marcada pela personagem Jessica Rabbit, uma ruiva de vestido vermelho, encarnando o estereótipo da femme fatale do cinema noir. Não parece ser esse o caso da Smurfette, mesmo tendo Katy Perry como garota-proganda, promovendo o filme em pré-estreias em minivestidos e unhas temáticos – e agora loira.

Essa lua-de-mel entre personagens e celebridades não é de hoje. Até Brad Pitt, em começo de carreira, encarnou o detetive Frank Harris no filme Mundo Proibido (Cool World, 1992). Ele investiga o desaparecimento de um cartunista que vai parar em um mundo animado.

Space Jam – O Jogo do Século (Space Jam, 1996) colocou em cena os personagens da Looney Tunes – Pernalonga, Piu-Piu e companhia – jogando basquete com o craque Michael Jordan.

O que vem por aí

Recentemente, outro popular personagem de desenho animado, o urso Zé Colmeia, ganhou um filme nesse formato em Zé Colmeia – O Filme (Yogi Bear, 2011), também voltado aos pequenos.

Na mira no público infantil, está também a trilogia Alvin e os Esquilos (Alvin and the Chipmunks, 2007), Alvin e os Esquilos 2 (Alvin and the Chipmunks: The Squeakquel, 2009) e Alvin and the Chipmunks: Chip-Wrecked (2011), este último com previsão de estreia no Brasil para janeiro de 2012.

Se no passado, Os Smurfs, Zé Colmeia e Alvin e os Esquilos encantaram na TV os pequenos que hoje são adultos, agora é a vez de eles conquistarem uma nova geração no cinema. Será?

(Vanessa Wohnrath/Especial para brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate