
Spike Lee retoma Nova Orleans pós-Katrina
(brpress) – Cineasta mostra em documentário de quatro horas o que aconteceu na cidade após a fúria do furacão, continuando projeto.
(brpress) – If God is Willing and Da Creek Don’t Rise é um documentário de quarto horas (em duas partes) que mostra o que se fez da cidade de Nova Orleans após toda a fúria do furacão Katrina. O fenômeno matou mais de 1.800 pessoas e causou rombos financeiros na economia local, além de retratar todo o sofrimento dos sobreviventes ao desastre.
Quem dirige e produz o projeto é o cineasta Spike Lee (Faça a Coisa Certa), numa sequência de seu próprio longa Quando Os Diques Se Romperam: Um Réquiem em Quatro Atos, de quatro anos atrás, que também retratou a mesma tragédia e recebeu inúmeras premiações e elogios.
Vazemento no Golfo
Além das consequências do furacão, o documentário fala sobre a eleição do prefeito Mitch Landrieu, o vazamento de petróleo no poço da BP e a vitória do New Orleans Saints na final do campeonato de futebol americano deste ano.
As filmagens duraram quase três meses e só se encerraram devido ao maior vazamento de petróleo na história dos Estados Unidos – a plataforma da British Petroleum (BP), no no golfo do México – fato que fez com que o cineasta reorganizasse seus planos cinematográficos.
O documentário estreia na HBO norte-americana em 23 e 24/08 deste ano.