Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Matt Damon em cena de Terra Prometida. Foto: DivulgaçãoMatt Damon em cena de Terra Prometida. Foto: Divulgação

Van Sant e Damon: dupla ecológica

(Berlim, BR ress) - Matt Damon fala sobre Terra Prometida, novo filme do diretor, com viés ambientalista envolvendo grande empresa de extração de gás. Por Rui Martins.

(Berlim, BR ress) – Gus Van Sant e Matt Damon decidiram fazer um filme sobre ecologia, envolvendo uma grande empresa de extração de gás do subsolo: Terra Prometida (Promised Land, 2012). O filme, exibido no 63o. Festival de Cinema de Berlim, traz Gus na direção e Matt como produtor e ator. Ele é Steve Butler, encarregado de comprar as terras e fazendas dos moradores da região onde serão instaladas as sondas de fraturação hidráulica.

    Os lucros previstos ultrapassam US$ 150 bilhões e a empresa Global paga milhões aos fazendeiros, geralmente às voltas com explorações agrícolas de pouco rendimento. Mas um professor aposentado, especialista em física, denuncia para a comunidade local os riscos provenientes da extração, capaz de contaminar inclusive a água potável de toda região.

    Instaura-se a dúvida, muitos já não aceitam vender suas propriedades em nome da defesa do patrimônio familiar, recebido do pai ou avô. E o prefeito, insatisfeito pelo dinheiro com o qual a Global quer comprar sua colaboração, decide submeter à votação da população a concessão ou não da extração das jazidas de gás, no subsolo da região.

Ambientalismo

    Steve Butler sente-se ameaçado com o surgimento de uma consciência de defesa do meio-ambiente e a situação se agrava quando desembarca no lugar um jovem, de uma desconhecida ONG ambientalista, denunciando os riscos decorrentes da extração programada pela Global. Fica evidente que a população votará contra a extração do gás, mesmo se poderia tornar seus fazendeiros milionários.

    A estrutura do filme lembra alguns contra a construção de centrais nucleares, mas sem o mesmo impacto. A razão pela qual Terra Prometida não teve muito sucesso nos EUA talvez seja por soar como uma recuperação por Hollywood do tema ecológico.

    Porém, mesmo assim, há um fator positivo no filme, que é o de revelar a potência das grandes empresas em projetos envolvendo grandes lucros e capitais. “De qualquer forma, os grandes grupos acabam sempre fazendo o que querem, mesmo contra comunidades mobilizadas”, ressalta Matt Damon.

    Teria Damon se transformado num arauto da ecologia ? Ele próprio Damon afasta essa hipótese, afirmando que o usou do tema para tratar da questão da identidade americana e como se organizam e se defendem as pequenas comunidades rurais, podendo fazer apelo ao voto direto dos seus habitantes. “E esse tema do xisto ou do gás era o ideal para saber como reagimos nas comunidades rurais, como ocorre a dinâmica da mobilização social”, explica o ator.

Ataques

    Para a elaboração do roteiro, Gus e Matt fizeram pesquisas sobre a extração do gás natural e da controvertida fraturação hidráulica. “Não queríamos um filme com julgamento de valor sobre a questão, mesmo porque não há unanimidade sobre os danos provocados”, garantem. “Mesmo assim, o filme foi alvo de ataques”, conta Matt Damon.

    “Muitos criticaram o filme mesmo antes de estar terminado e certos grupos só suspenderam as críticas quando constataram não ter sido um sucesso de bilheteria. Hoje, se tivéssemos de refazer o filme seria como foi feito, sem qualquer modificação. É claro que esperávamos um sucesso, mas nem todos filmes que faço são sucesso, alguns só se tornam sucesso mais tarde. Vamos esperar . Em todo casos, financiamento de temas como esse são cada vez mais difíceis em Hollywood”, diz o ator.

    Enfim, Matt Damon revelou que retornará brevemente a Berlim, onde participará de um filme com George Clooney.

(Rui Martins/Especial para brpress)

Assista ao trailer de Terra Prometida:

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate