Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Paulo Moura no programa musical EnsaioPaulo Moura no programa musical Ensaio

É Tudo Verdade musical

(brpress) - Festival de Documentários abre no Rio com Eu, Meu Pai e Os Cariocas - 70 Anos de Música no Brasil, exibe trajetória de Paulo Moura, provoca com Gil e mostra origens do berimbau e da cuíca.

(brpress) – Neste ano, o  É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários abre com um filme musical no Rio, nesta quarta (19/04)  – Eu, Meu Pai e Os Cariocas – 70 Anos de Música no Brasil –, e apresenta outros títulos que traduzem a brasilidade de alguns sons e artistas, como o clarinetista e saxofonista Paulo Moura.  

O documentário sobre o grupo vocal Os Cariocas é assinado pela atriz Lúcia Veríssimo, filha do mestre Severino Filho (1928-2016), um dos principais integrantes do grupo, cuja trajetória se confunde com a da música brasileira. “É um filme de amor: ao pai, à MPB, ao Rio e ao Brasil”, define Amir Labaki, diretor do festival. 

Em Paulo Moura – Alma Brasileira (2013), Eduardo Escorel conta a história do instrumentista, arranjador, compositor e regente paulista falecido em 2010 e que permanece uma referência em virtuosismo e brasilidade quando o assunto é música instrumental. 

Sons de raíz

Dois documentários traçam ainda a origem de dois instrumentos: o curta O Berimbau (1977), dirigido por Sérgio Muniz para ser um daqueles filmes que por lei (nunca  revogada e nunca cumprida) deveriam ser exibidos antes dos longas-metragens estrangeiros nos cinemas brasileiros; e A Cuíca também de 1977 e do mesmo diretor. 

E nessa toada desafiadora da chamada Caravana Farkas, que percorria o Brasil registrando cultura e denúncias em plena ditadura militar, há ainda Roda & Outras Histórias (1965), também do prolífico Sérgio Muniz. São cinco canções de Gilberto Gil, então perseguido pela censura, no intuito de provocar o autoritarismo ufanista. Produção realizada com crowdfunding – dinheiro de amigos à época.  

Assista ao trailer de Eu, Meu Pai e Os Cariocas – 70 Anos de Música no Brasil: