Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

O Big Dance 2011 reúne uma multidão na Trafalgar SquareO Big Dance 2011 reúne uma multidão na Trafalgar Square

Big Dance conecta Londres e Rio

(Londres, brpress) - Megafestival que democratiza a dança no Reino Unido terá versão carioca, como legado de Olimpíada para Olimpíada. Por Juliana Resende.

 Londres, brpress) – O Rio de Janeiro começa a dançar em ritmo de Olimpíadas a partir desta sexta-feira (18/05), quando a Tocha Olímpica chega ao Reino Unido. A conexão acontece via Big Dance 2012, o maior e mais influente festival de dança do mundo que vai reunir cerca de meio milhão de jovens em 53 países – incluindo o Brasil. Em Londres, na emblemática Trafalgar Square, acontece o lançamento da “pirueta fundamental” do projeto que vem democratizando a dança nas principais cidades britânicas e que será aplicado também no Rio de Janeiro, como legado de Olimpíada para Olimpíada.

Mais do que um festival, o Big Dance é uma ação massiva de inclusão de pessoas de toda parte, idades, ocupação e hablidades. Desde que teve início, em 2006, mais de dois milhões já dançaram conforme a música: em shopping centers, parques, pontes, centros esportivos, praias, piscinas, escolas e até em lugares mais improváveis, a bordo do Big Dance Bus. Para Jacqueline Rose, diretora do Big Dance, “o projeto reafirma valores de criatividade, colaboração, amizade e engajamento, e só é possível com parcerias diversas”.
 
Com a chancela das Olimpíadas e Paraolimpíadas de Londres – e incluído na chamada Olimpíada Cultural, a maior celebração artística da história moderna, paralela aos jogos  –, o Big Dance se desdobra em dança, cinema, educação e cultura com seus malemolentes tentáculos. São diversos subprojetos, coordenados pelos Big Dance Hubs, por meio de várias parcerias, incluindo o British Council. Uma série de eventos de dança tomam as ruas espalhados por diversos pontos da capital britância, como o famoso teatro de dança Sadler’s Wells, no Big Dance Schools Pledge – em que alunos de cerca de 2 mil escolas apresentam coreografias  ensaiadas pela internet (os passos principais estão no site do Big Dance).

Big Dance Rio

Como Pequim e outras cidades, o Rio também vai participar do Big Dance Schools Pledge, com algumas escolas – como a Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio e a Escola Municipal Comunidade Vargem Grande –, tendo como principal parceiro o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, representando a Secretaria Municipal de Cultura carioca, e responsável pelo Big Dance Rio – marcado para 07/07.

Embora o intercâmbio com a Cidade Maravilhosa seja um tanto óbvio por esta sediar as próximas Olimpíadas, em 2016, vale lembrar que o Rio produz excelência em dança. A cidade-sede da Cia. de Dança Deborah Colker,  renomada internacionalmente, exportou o astro do Royal Ballet, Thiago Soares (leia mais sobre ele aqui), formado pelo Centro Coreográfico do Rio, e é cenário do documentário inglês Only When I Dance, sobre as trajetórias de dois bailarinos profissionais oriundos de comunidades carentes cariocas (leia mais aqui).

Os 500 mil “bailarinos” já inscritos no Big Dance Schools Pledge devem quebrar um recorde a ser registrado pelo Guinness Book of Records como o maior evento simultâneo e internacional de dança já realizado. A coreografia terá cinco minutos e foi criada por Wayne McGregor, diretor artístico da Random Dance Company, que já fez residência na Beijing City Contemporary Dance Company, como parte de seu extenso currículo incluindo trabalhos nas maiores companhias de dança do planeta.

Mesmo assim, o coreógrafo diz que nunca trabalhou “em tamanha escala” antes. Agora bailarinos da Random arrumam as malas para ir ao Rio, onde vão trabalhar no Centro Coreográfico, entre 02/06 e 10/06, para preparar o Big Dance Rio.

Brazil Day

Maior que o Big Dance Rio será o dia do Brasil no Big Dance – o Brazil Day, celebrado em 15/07, em Londres. “Espero que, com estas parcerias, veremos o Big Dance sedimentar-se como símbolo do poder da dança de unir pessoas em todas as comunidades  dos quatro cantos do planeta”, diz McGregor. “Num ano em que Londres recebe o mundo para o maior show da Terra, o Big Dance está verdadeiramente global”, diz o prefeito recém-reeleito de Londres, Boris Johnson.

“Como deu muito certo em Londres, o governo britânico resolveu compartilhar gratuitamente não apenas esse modelo, mas também a metodologia”, diz a brasileira Erica Vaz, responsável pelas Relações entre Reino Unido e Brasil no Big Dance. Erica, que fez mestrado em Artes com foco em Política Cultural, na City University London, explica que o Big Dance começou com cinco hubs – centros públicos de ensino e fomento da dança – em Londres, e agora já são 20 hubs: “O Sadler’s Wells, por exemplo, é responsável pela parte norte da cidade, dividida nos ‘boroughs’ (bairros). O teatro coordena eventos nestas comunidades”.  

Legado olímpico

O Big Dance vai mapear o Rio para saber onde vão ser os hubs no segundo semestre, no encalço do evento de 07/07, que vai celebrar na capital fluminense o início do projeto e da parceria com o Brasil. “Ainda não sabemos o coreógrafo que vai coordenar, mas provalvemente alguém ligado ao Pan”, diz Erica.”Esperamos fazer parte das Olimpíadas Culturais no Rio, em 2016, a até antes. A Autoridade Pública Olímpica do Brasil manifestou interesse em levar o Big Dance para as 12 cidades brasileiras que vão sediar a Copa 2014″, revela Erica, animada.

O Big Dance Rio terá a Praça Tiradentes como palco e será filmado para ser exibido, na semana seguinte, num telão novamente na Trafalgar Square, em Londres, no Big Street Dance Day, em 14/07. Um dia depois, é a vez do Big Dance Brazil Day tomar conta do parque londrino Wandsworth, com dança, cinema, música e capoeira – “vamos apoiar os capoeiristas brasileiros de Londres”, ressalta Erica Vaz. Embora a programação ainda não esteja fechada, uma sessão do filme Rio, ao ar livre, está garantida.

Fotografia

Enquanto a Big Dance Week (07 a 15/07) não encontra seu ápice pouco antes do início das Olimpíadas, em Londres, o blog Your Move está aberto à postagem pública de fotos de dança e estripulias afins por 60 dias, a partir de 18/05. Fotógrafos profissionais, ocasionais e amadores são convidados a clicar de celulares e câmeras digitais diariamente. “O Big Dance nunca pára”, lembra Erica Vaz. Afinal, dança é movimento.

(Juliana Resende/brpress)

Assista ao vídeo sobre o Big Dance 2010:

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate