Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Trabalho do argentino ChuTrabalho do argentino Chu

Street art gringa no museu

(São Paulo, brpress) - Depois dos brasileiros, Masp mostra em suas galerias alguns dos mais representativos nomes internacionais da arte urbana vista na rua.

(São Paulo, brpress) – Abre, nesta quarta (17/08), no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), a mostra De Dentro para Fora|De Fora para Dentro que, em 2009/2010, apresentou a arte urbana produzida no Brasil. Ampliada, a exposição traz agora artistas internacionais e promove intervenções ao vivo no museu e imediações.

De Dentro para Fora|De Fora para Dentro, que levou mais de 140 mil visitantes ao Masp, deve repetir o sucesso reunindo os mais importantes nomes da arte urbana mundial, vindos dos Estados Unidos, Argentina, República Tcheca e França.

Graffiti como experiência

Iniciativa do curador do Masp Teixeira Coelho, a mostra tem curadoria especial de Baixo Ribeiro, Eduardo Saretta e Mariana Martins, e vai utilizar a arquitetura do Masp como base para o graffiti, fotografia, vídeo, escultura, pintura, muralismo, colagem e instalações.

A exposição é uma experiência em si. Trata-se de um trabalho colaborativo, com a participação do público em vários níveis, a instalação coletiva, o diálogo com a arquitetura de Lina Bo Bardi, com a paisagem urbana e a paisagem humana da cidade. “A arte conversa com a vida paulistana”, define Teixeira Coelho. “O público acaba por sair do museu sem sair por inteiro da obra”.

“Convidamos artistas capazes de expandir a experiência do público para além da plasticidade nessa exposição. Queríamos que o público pudesse aumentar sua participação e interação com a arte apresentada”, diz Baixo Ribeiro.

Estão confirmados os franceses Remed, JR e Invader, o tcheco Point, os argentinos Tec, Defi e Chu e a norte-americana Swoon. A partir de setembro, Swoon retorna a São Paulo com equipe para mostrar uma série de esculturas-quiosques educativos, resultado das parcerias com diversas ONGs iniciadas em sua primeira estada em São Paulo, a partir de maio último.

ATIVIDADES PARALELAS:

SeminárioA Arte, o Museu e a Cidade, sobre arte pública, arte urbana, economia criativa e o futuro da cidade, com convidados das esferas artística, urbanística e da política pública. Dia 21 de setembro, no Grande Auditório do MASP.

CursoArte urbana, história e contemporaneidade. Em parceria com a Escola do Masp, administrado pela equipe de curadores, em 12 aulas. De 5 de setembro a 3 de outubro de 2011.

Festival de Vídeos da Cultura UrbanaRealizado no Pequeno Auditório do Masp, uma vez por mês (5 versões). A programação é focada em vídeos e filmes que se debruçam sobre a temática da arte urbana, cultura pop e outros assuntos correlatos. O Festival traça um panorama da produção audiovisual de uma geração, desde seus filmes mais midiáticos até os vídeos que são veiculados exclusivamente pela internet.

Mesas redondasEm torno do Festival de Vídeos da Cultura Urbana, com a participação de convidados da esfera artístico-cultural sobre assuntos relativos à cultura pop, como graffiti, arte urbana, skate, tatuagem e outros.

GuiaEm 19 de setembro será lançado um guia para as pessoas encontrarem as obras que o artista Invader espalhou por São Paulo.

Seleção especial de livros com a temática da exposição, visitas orientadas, encontros do público com a curadoria e com os artistas, entre outras ações, estão sendo planejadas em parceria com a Biblioteca do MASP, bem como com o Setor Educativo do Museu.

WebsiteCom tecnologias de ponta e explorando as redes sociais. O visitante poderá participar mesmo à distância, opinar e se comunicar com outros visitantes através do site e das páginas associadas à exposição, dispostas nas principais redes sociais.

ARTISTAS:

CHU (http://www.studiochu.tv/)

DEFI (flickr.com/eldefi e http://www.lindokiller.com/)

INVADER (http://www.space-invaders.com/)

JR (http://www.jr-art.net/)

POINT (www.onepoint.cz)Criou e produziu o Names Fest, que reuniu diversos grandes nomes da street art em 2008, em Praga (Ash, Blu, Zezão, Sonik etc). Atualmente, Point usufrui de um bunker antigo para desenvolver seus trabalhos, ao lado de amigos, também artistas. É nesse espaço que promove shows, exibições e intercâmbios entre artistas.

REMED (Remed.es)Muralista francês chamado Guilo é capaz de manipular a língua inglesa com habilidade tipográfica formidável e um senso de estilo vigoroso.

SWOON (http://www.nola.com/arts/index.ssf/2011/06/street_artist_swoon_creates_se.html)

Em 2010, esteve no Haiti após o terremoto com o propósito de desenvolver, com moradores de um vilarejo, alternativas para a construção de abrigos e residências adequadas ao clima (http://konbitshelter.org/).

Argentino, participa do coletivo FASE (www.mundofase.com).Em 2005, FASE é convidado para participar do Festival de Cinema de Berlim por seu curta-metragem animado FASE FUTBOL05. Depois dessa experiência, Tec concentra energias na produção plástica e arte pública. Em 2006, cria o inhospitalfriends (www.inhospitalfriends.com), uma série de desenhos animados numa linha conceitual que representa o ócio. Hoje, Tec vive em Buenos Aires. http://www.flickr.com/people/tectec/

Assista ao vídeo do artista Invader, falando sobre seu trabalho, aqui.

Visitação: terças a domingos e feriados, das 11h às 18h. Às quintas-feiras: das 11h às 20h. A bilheteria fecha meia hora antes.

Ingressos: R$ 15,00. Estudante: R$ 7,00. Até 10 anos e acima de 60: grátis.

Às terças-feiras: entrada gratuita.

Informações ao público: www.masp.art.br | Twitter: http://twitter.com/maspmuseu

Masp – Avenida Paulista, 1578; (11) 3251-5644

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate