Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

o Ovelha Negra inovou por ser basicamente um jornal de cartuns. Reproduçãoo Ovelha Negra inovou por ser basicamente um jornal de cartuns. Reprodução

Ovelha Negra, um Charlie Heddo à brasileira

(Santos/SP, brpress) - Mostra Uma Ovelha Negra na Cultura Midiática reconta história do cultuado jornal, com curadoria do cartunista DaCosta.

(Santos/SP, brpress) – A partir de 24 de abril, a história do jornal Ovelha Negra vem a público por meio da exposição Uma Ovelha Negra na Cultura Midiática – Inovações do Humor Gráfico na Imprensa Alternativa Brasileira (1976 – 1977), com curadoria de cartunista Osvaldo DaCosta. A abertura acontece às 20h30, na Pinacoteca Benedito Calixto.

O jornal Ovelha Negra foi um veículo de humor, criado pelo cartunista santista Geandré e publicado entre 1976 e 1977, em plena ditadura militar, período no qual surgiram diversos jornais alternativos, como O Pasquim, Opinião, etc. Segundo DaCosta, a exposição foi inspirada em sua dissertação de mestrado e tem como objetivo resgatar a história do Ovelha Negra; demonstrar a importância deste ‘nanico” na imprensa alternativa brasileira.

Contestação

“Depois do que aconteceu com o Charlie Heddo, é importante apresentar publicações brasileiras do gênero, transmitir um pouco do clima do jornal: humor, irreverência e contestação política e propor questionamentos ao visitante, como comparar o Brasil dos anos 1970 com o Brasil atual”, diz DaCosta. Para o cartunista, enquanto a maioria dos jornais alternativos da época tinha conteúdo basicamente textual, o Ovelha Negra inovou por ser basicamente um jornal de cartuns.

O jornal também se destacou pelo grande número de artistas colaboradores, dentre os quais: Paulo Caruso, Chico Caruso, Angeli e Laerte, conhecidos até hoje no mercado editorial. O Ovelha também contou com a presença de artistas estrangeiros. Na exposição, que vai até o dia 31 de maio, no Salão Verde da Pinacoteca, o visitante conhecerá algumas páginas das oito edições do Ovelha Negra, por meio de reproduções e alguns originais, e poderá se divertir com charges, cartuns, etc.

A exposição do Ovelha Negra foi um dos projetos contemplados pelo Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes, da Secretaria de Cultura de Santos e, além da exposição na Pinacoteca, estão programadas oficinas sobre o Ovelha Negra.

Visitação: de terça a domingo, das 9h às 18h. Até 31/05.

Pinacoteca Benedito Calixto (Salão Verde) – Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão – Santos – SP

Entrada Gratuita

Oficinas (gratuitas)

Local: Biblioteca de Artes Candido Portinari

Dia: 28/04/15, às 15h

End: Av. Rangel Pestana, 150, Vila Mathias – Santos Tel: (13) 3202-3572 e (13) 3202-3573

Local: Instituto Arte no Dique

Dia: 30/04/15, às 15h

End: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube – Santos Tel: 13) 3209-9464

Local: Centro Cultural da Zona Noroeste – Biblioteca Silvério Fontes Dia:16/05/15, às 14h30 End: Av. Afonso Schmidt s/n, Complexo B, 2o andar, Areia Branca – Santos Tel:(13) 3203-3399

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate