Festivais britânicos em foco
(Londres, brpress) - Na alta estação dos festivais de música pop no Reino Unido, o lançamento do livro British Summer Country Pop Music Festival vem a calhar.
(Londres, brpress) – Na alta estação dos festivais de música pop no Reino Unido, o lançamento do livro British Summer Country Pop Music Festival, do fotógrafo Stuart Roy Clarke, vem a calhar. São imagens de Glastonbury, Bestival, The Big Chill, Green Man, Latitude, Sunrise, entre outros festivais, clicadas nos últimos 20 anos.
O eventos se revelam pontos de referência e ajuntamento do novo “tribalismo” britânico, de acordo com o jornal The Observer do último domingo (30/05). Os festivais, eventos de verão que se tornaram uma tradição entre jovens de classe média alta, contemplando “tribos” e gêneros musicais diferentes, tornaram-se quase obrigatórios como experiência antropológica da juventude, senão um rito de passagem da adolescência para o mundo adulto. Eles ditam moda e custam cerca de R$ 400,00, com direito a camping.
Fenômeno
Estes “mini” Woodstocks que nada têm de rebeldia e contracultura foram objeto do foco das lentes de Stuart Roy Clarke, um veterano também em fotos de futebol – talvez o maior representante do tal “tribalismo” manifestado nas torcidas organizadas do Reino Unido.
“Trata-se de um fenômeno exclusivamente britânico?”, pergunta o fotógrafo na introdução, já que a febre dos festivais se espalhou pela Europa. Independente de nacionalidade, os eventos se mimetizam e pouco diferem em seu decorrer. As cenas captadas nas fotos de Clarke – lama, loucura, drogas, gente bêbada, banheiros químicos, barracas inundadas e muita irreverência – se repetem.
“Vou a festivais porque eles representam um ideal de liberdade”, acredita o fotógrafo. Suas imagens são, apesar da mercantilização desse romantismo, um retrato do seu sentimento.
Scenes from a British Summer Country Pop Music Festival está à venda no site homesoffootball.co.uk.