Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Como todo começo de campeonato

(São Paulo, brpress) - Todos, exceto Santos, estão em situação de igualdade no Brasileiro. Mais: os 28 convocados por Mano Menezes, Lucas, Hernanes e Hulk, além de perguntas a Ricardo Teixeira. Por Márcio Bernardes.

Márcio Bernardes*/Especial para brpress

(São Paulo, brpress) – O Brasileiro começou sem muitas novidades. Mesmo aqueles que perderam em casa terão tempo de recuperação. São mais 37 rodadas e a coisa vai esquentar a partir de outubro.

Todos os times estão em situação de igualdade. A única exceção é o Santos. Não se sabe ainda se conservará Ganso no elenco. Em caso positivo, e se Zé Roberto vier mesmo, o clube, que tem tudo para ganhar a Libertadores, passa a ser o maior favorito para a conquista também do Brasileiro.

No papel, Cruzeiro, Flamengo e Internacional têm bons times. Mas insisto que qualquer previsão agora é exercício de pitonisa.

Sem novidades

A lista dos 28 convocados por Mano Menezes não merece críticas, nem elogios. Até a desconfiança de alguns jornalistas sobre o chamamento do goleiro Jefferson, do Botafogo, não merece atenção especial. Igualmente a inclusão de Fred, que não está jogando nada no Fluminense.

A extensa convocação foi feita para cumprir um ritual legal. Os clubes do exterior a que pertencem os jogadores agora terão prazo para liberá-los.

Não gosto de listas tão grandes assim. Depois, na hora de cortar seis jogadores que não irão à Argentina, vai surgir polêmica. Com a contusão de Pato, serão cinco os excluídos.

Perguntas

Ricardo Teixeira está eufórico. Finalmente começaram as obras de construção do Centro de Treinamento da seleção brasileira na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

O terreno foi ilegalmente ocupado e a justiça determinou a retirada dos invasores. Os topógrafos já estão trabalhando e a previsão é que a primeira parte do prédio seja entregue já para a Copa das Confederações, que será realizada em 2013.

Além do Centro de Treinamento, será também construída a sede administrativa da CBF e o Museu do Futebol.

Teixeira muda o seu semblante quando lhe fazem algumas perguntas “indigestas”: Quanto vai custar a obra? Por quê não foi feita concorrência para a escolha da construtora? Quanto custou o terreno? Etc, etc, etc.

Morumbi

Definitivamente, o Morumbi está na lista negra dos cartolas de Corinthians, Palmeiras e Santos. Isso está claro com a escolha pelo Santos do Pacaembu, palco da partida semifinal da Libertadores, contra o Cerro Porteño.

Pena que as vaidades e interesses pessoais sejam colocados acima do interesse institucional.

BAMBAMBÃ

Lucas

Em poucos meses, Lucas passou de promessa a realidade do nosso futebol. Como é bom de bola, esse garoto! Se não se perder na carreira e tentar fazer história no São Paulo antes de ir para a Europa, Lucas, certamente, será um dos melhores jogadores do mundo, em quatro ou cinco anos.

Mas ele tem que saber que uma transferêcia equivocada pode colocar tudo a perder. Um jogador como Lucas tem de ir para uma Itália, Inglaterra, Espanha (no máximo Alemanha). “Sumir” no mundo árabe ou na Ucrânia, por exemplo, será prejudicial.

BUMBUMBUM

Hernanes e Hulk

A Seleção Brasileira não tem dado sorte contra a França. Disso todos sabem. As derrotas nas Copas do Mundo de 1986, 1998 e 2006 são provas disso.

Na última partida entre as equipes, mais uma derrota brasileira: 1 x 0, em Saint Denis, em amistoso disputado no dia 9 de fevereiro deste ano. Mas os prejuízos desta derrota, num mero jogo amigável, foram muito maiores do que possam parecer.

Dois dos principais jogadores brasileiros atuando hoje na Europa se deram muito mal neste confronto.

Hernanes (que está arrebentando na Lazio) foi expulso logo no começo e parece não estar mais nos planos de Mano Menezes. Isso é um verdadeiro pecado, já que o ex-volante do São Paulo pode ser muito útil.

O atacante Hulk, do Porto, artilheiro do Campeonato Português, perdeu uma grande oportunidade de empatar o jogo no finalzinho. Tivesse balançado as redes francesas, fatalmente seria visto com outros olhos por Mano.

Dois jogadores que seriam titulares em qualquer seleção do mundo. Duas feras que precisam dar a volta por cima e provar para Mano Menezes que têm, sim, uma vaga na equipe brasileira.

(*) Comentarista veterano de esportes, com mais de 20 Copas e Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio, professor universitário e colunista da brpress. Fale com ele pelo e-mail [email protected] ou pelo Twitter @brpress.

Márcio Bernardes

Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio e sua coluna foi licenciada pela brpress ao Yahoo Brasil.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate