Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Nada confiável

(São Paulo, brpress) - Assim é se lhe parece a seleção brasileira. Mais: Borges, Botafogo, Alex e Adilson. Por Márcio Bernardes.

Márcio Bernardes*/Especial para brpress 

(São Paulo, brpress) – O recém-divulgado censo do IBGE indicou que o Brasil tem 192.376.496 habitantes. Se perguntarmos a eles, inclusive para Mano Menezes, qual é o nível de confiança que se tem na seleção brasileira, é bem provável que todos dirão que é o mínimo possível.

Deve-se compreender que estamos em fase de reformulações. O técnico está trabalhando há pouco mais de um ano. E uns cem jogadores já foram testados.

O retrospecto não é bom. A seleção não venceu nenhum adversário de prestígio. Apenas seleções de nível técnico razoável, incluindo Gana, foram superadas pelo time brasileiro.

Apesar da compreensão, não se descortina um horizonte favorável. Porque não há base, não há filosofia de jogo, não há futebol e muito menos coerência para se sonhar com o hexacampeonato.

O torcedor precisa estar preparado e o ufanismo não pode superar a realidade. Mesmo jogando no Brasil, nossa seleção nem é uma das favoritas para ganhar a próxima Copa. Que se fosse realizada hoje, aliás, nos deixaria em maus lençóis.

Ainda bem que o próximo Mundial será só em 2014. Mas o tempo passa rápido.

15 vezes Borges

O aproveitamento do atacante santista em 18 jogos é sensacional. Além de artilheiro do Brasileiro, ele tem comprovado estar numa fase das mais inspiradas.

Por isso, não se compreende a razão de ele não ser lembrado por Mano Menezes. Nem mesmo nessa lista de jogadores que atuam no país e que vão enfrentar duas vezes a Argentina.

Mais lamentável é aguentar (e esse é o termo mais elegante) jogadores do tipo Fred, que, para dizer o mínimo, não está jogando bem. Nessas horas, comenta-se nos bastidores do futebol que a manutenção ou convocação de certos jogadores na seleção é por influência de empresários.

Pode até não ser verdade e a vontade do treinador deve ser respeitada. Mas Mano Menezes, que não faz um bom trabalho e tem um retrospecto negativo, se expõe de forma desnecessária e faz várias convocações polêmicas.

Fogão

É muito boa a campanha do Botafogo neste Brasileiro. Dois atacantes estrangeiros, Herrera e Loco Abreu; um bom goleiro, Jefferson, e um meio de campo eficiente (Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Elkeson) dão sustentação ao competente técnico Caio Junior.

São 40 pontos conquistados em 22 rodadas, que motivam o torcedor a sonhar mais alto.

BAMBAMBÃ

Um grande meia

Apesar dos altos e baixos do Corinthians no Brasileirão, existe um ponto a ser elogiado: a evolução do meia Alex. Trata-se de um jogador diferenciado, que ainda dará muitas alegrias à torcida. Apesar de ainda não ser titular absoluto, dá para dizer com convicção: Alex é craque e logo estará na Seleção Brasileira.

BUMBUMBUM

Se liga, Adilson!

O São Paulo tem um belo elenco e um bom treinador. Mas falta a definição de um time titular. Adilson Batista tem mexido muito no time, que não tem identidade. Pergunte a um torcedor do Tricolor: qual é a escalação do São Paulo? Nenhum saberá dizer. Com um time base definido e com o grupo que tem, o São Paulo tem tudo para ser campeão brasileiro.

Márcio Bernardes

Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio e sua coluna foi licenciada pela brpress ao Yahoo Brasil.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate