Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Adam Yauch: luz, câmera, ação

(brpress) - Rapper morto na sexta (04/05) era dono de produtora/distribuidora de filmes e cineasta, além de integrante dos Beastie Boys. Por Leonardo Vinícus Jorge.

(brpress) –  Morreu na última sexta-feira (04/5), aos 47 anos, o músico Adam Yauch, também conhecido pelo pseudônimo rapper MCA, integrante do grupo de hip hop Beastie Boys. Ele foi diagnosticado com câncer em 2009 e chegou a interromper uma turnê e gravações para cuidar da saúde.

    Yauch tratava de um câncer na glândula parótida desde 2009. Ele morreu em Nova York, aos 47 anos de idade, com muito ainda para conquistar – dadas suas diversas áreas de atuação. Ele deixa mulher e uma filha.
    Adam Yauch nasceu no Brooklyn, em Nova York, no dia 5 de agosto de 1964. Aprendeu sozinho a tocar baixo e, com os amigos de escola, formou uma banda para tocar em sua festa de aniversário – era o princípio do que viria a ser os Beastie Boys.

Pegada rap
   
    Ironicamente, os Beastie Boys nasceram como um grupo de punk hardcore. No entanto, a entrada de Yauch, com suas raízes culturais de quem cresceu nas ruas do Brooklyn, aproximaram as batidas e a postura do hip hop. O álbum de estreia, Licensed to Ill (1986), foi o primeiro com músicas rap a alcançar o topo da Billboard. Isso numa época em que brancos não faziam rap.

Ao longo de toda a carreira, os Beastie Boys venderam mais de 40 milhões de discos, conquistaram diversos prêmios e influenciaram as gerações de músicos que os sucederam.

Além da música, Yauch também era ativista – filho de pai católico e mãe judia, Yauch optou pelo avesso e tornou-se um budista praticante e ativista, a ponto de criar importantes eventos em prol da liberdade do Tibete – e apaixonado por cinema.

Filmes

    O passatempo que começou com a direção de alguns dos vídeoclipes da banda o inspirou a transformar uma gravadora independente na produtora e distribuidora Oscilloscope Pictures, em  2002, que chegou a ser indicada a oito Oscar, lançou um selo de DVDs clássicos, resgatando filmes mudos e obras estrangeiras, e foi responsável por longas-metragens como O Mensageiro (2009), Precisamos Falar sobre o Kevin (2011) e os documentários Exit Through the Gift Shop (2010), sobre o artista incógnito Banksy, e Burma VJ: Reporting from a Closed Country (2008), sobre a ditadura militar em Myanmar.

    Em nota, os sócios e colegas de Yauch lamentaram sua morte, mas afirmaram que a Oscilloscope continuará trabalhando, como desejaria seu idealizador. Para esse ano, a produtora deve lançar o documentário musical Shut Up and Play the Hits, sobre um show da banda LCD Soundsystem, já exibido no Festival de Sundance, além de diversas outras produções, entre documentários e ficções, como The Brooklyn Brothers Beat the Best e Hello I Must Be Going.

Cinema

    A criação da produtora Pictures, uma produtora e distribuidora que começou em 2002 como gravadora independente. foi consequência natural de seu desenvolvimento como cineasta. Ele precisava ver seus filmes distribuídos. A estreia em longa foi em Awesome; I Fuckin’ Shot That! (2006), documentário sobre um show dos Beastie Boys.

    Dois anos depois, veio outro documentário, Gunnin’ for That Spot (2008), sobre um time de basquete colegial – desta vez, ele assinou com seu nome real.
Depois disso, só fez mais um filme como diretor: o curta Fight for Your Right Revisited (2011), que nasceu como vídeo clipe e transcendeu o meio.

Humor e crítica

No vídeo, os Beastie Boys do passado encontravam os Beastie Boys do presente, o que gerava grande tensão e confronto ideológico. Para interpretar os integrantes da banda e outros personagens, Yauch reuniu um elenco com o qual  até cineastas consagrados podem passar a vida apenas sonhando: Elijah Wood, Seth Rogen, Susan Sarandon, Stanley Tucci, Rashida Jones, Steve Buscemi, Jason Schwartzman, Kirsten Dunst, Orlando Bloom, Will Ferrell, John C. Reilly e Jack Black.

Além de primar por produções de valor artístico, a Oscilloscope também buscou obras educativas e polêmicas, como A Film Unfinished (2010), um documentário com imagens encontradas no período da Alemanha nazista, sobre o Holocausto. Na época do lançamento, a MPAA (o órgão regulador americano) deu a mais alta classificação indicativa, permitindo apenas que maiores de idade pudessem assistir ao filme, devido às suas imagens chocantes – o que causou grande revolta em Yauch.

   “Este é um importante documento histórico que acaba de ser banido das salas de aula. Se os professores acharem que seus alunos estão prontos para entender o que aconteceu, é essencial que os jovens tenham a oportunidade de ver esse filme. Por que negar-lhes essa chance de aprender sobre este momento crítico da história humana?”, reclamou o músico e produtor, durante entrevista.

(Leonardo Vinícus Jorge, do Pipoca Moderna/Especial para brpress)

Assita ao vídeo de (Gotta Fight) For Your Right (To Party), dos Beastie Boys:

yt]eBShN8qT4lk

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate