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Gina Carano bate muito em Ewan McGreggor em cena de À Toda Prova. DivulgaçãoGina Carano bate muito em Ewan McGreggor em cena de À Toda Prova. Divulgação

Ela tem a força

(brpress) - Conheça Gina Carano, lutadora da MMA escolhida por Steven Soderbergh para ser a estrela de seu novo filme, À Toda Prova, em cartaz no Brasil. Por Leonardo Vinícius Jorge.

(brpress) – Gina Carano é linda e tem a “barriga de tanquinho” tão invejada por outras mulheres. Ela cresceu ao lado de duas irmãs e seus filmes preferidos são o fofinho Anne of Green Gables (1985) e o romântico Orgulho & Preconceito (2005). Gina se diz tímida e fica encabulada quando recebe uma cantada. Mas quem entra num octógono ao seu lado costuma sair com a cara roxa, o nariz sangrando ou jogando a toalha. Foi por todas essas características que Steven Soderbergh a convidou para ser a estrela de seu novo filme, À Toda Prova, em cartaz no Brasil.

    Não, é melhor corrigir. Ele fez esse filme só por causa dela e, caso Gina não tivesse aceitado o papel, À Toda Prova seria apenas uma ideia rabiscada numa caderneta. O cineasta simplesmente ficou encantado com a lutadora de MMA (Artes Marciais Mistas, na sigla em inglês) e viu nela a chance de finalmente realizar um filme de ação inspirado nos primeiros filmes de James Bond – mas estrelado por uma mulher.

    “Por que Angelina Jolie (Salt, 2010) é a única estrela de ação no mundo?”, Soderbergh perguntou ao presidente do estúdio Relativity Media, Ryan Kavanaugh. O executivo, meio sem entender, ficou sem palavras e o próprio diretor respondeu. “Porque alguém abriu o seu caminho, e eu vou fazer de Gina uma das maiores estrelas de ação do mundo”.

    Iniciados

    Até aquele momento, apenas os apreciadores de MMA conheciam a nova menina dos olhos do vencedor da Palma de Ouro (por Sexo, Mentiras e Videotape, 1989) e do Oscar (Traffic: Ninguém Sai Limpo, 2000).

    Gina nasceu em Dallas, no Texas, filha de Dana e Glenn Carano – um conhecido ex-jogador de futebol americano. Ela era a filha do meio e desde pequena demonstrou ter puxado mais os genes do pai: comumente se metia em brigas de rua e, nos jantares de família, arrastava os móveis da sala para fazer um pequeno ringue e lutar com os primos, do sexo masculino.

‘Meio bruta’

    “Acho que eu sempre fui o filho que meu pai nunca teve”, ela comentou, aos risos, durante entrevista coletiva em Los Angeles. “Tenho duas irmãs muito finas e lindas e eu sempre fui meio bruta.”

    Por ironia involuntária, ela entrou na Universidade de Nevada para o curso de psicologia e começou a namorar um rapaz que praticava muay thai numa academia. Assistiu uma aula, praticou e viu que levava jeito para a coisa.

    Em cinco meses, já participava de torneios e deixava suas oponentes no tatame. Com a popularização do MMA, sua migração para as grades do octógono foi um pulo e ela começou a ficar conhecida por sua força, técnica e sua habilidade em aplicar o mata-leão: aquele golpe no qual o lutador engancha seus braços em volta do pescoço do adversário e o faz falar com a voz do Anderson Silva.

Oponente

    Gina virou uma estrela entre as lutadoras e apreciadores do esporte, mas em agosto de 2009, após sete lutas invictas, ela topou com a brasileira Cristiane Santos, compreensivelmente conhecida como Cyborg, e beijou o chão em cinco minutos. O que a texana não imaginava era que ela estava caindo para cima.

    Nessa mesma época, Soderbergh havia acabado de ser demitido de O Homem que Mudou o Jogo (posteriormente dirigido por Bennett Miller) e estava à procura de um novo projeto. Num sábado qualquer, surfando pelos canais televisivos, ele acabou caindo num combate de Gina – o diretor nem sabia que existia uma categoria feminina de MMA – e encontrou na lutadora seu desejado filme de ação.

    “Eu a vi lutar na TV e só pensava que era uma combinação única de elementos: ela tinha uma beleza natural e estava batendo em pessoas numa jaula”, disse ao site Box Office Magazine.

    O cineasta entrou em contato com o agente de Gina e solicitou um encontro, como ela lembrou durante a coletiva de imprensa. “Meu agente disse: ‘Olha, eu realmente sinto muito pelo que aconteceu nesses últimos dias, mas você poderia se encontrar com esse diretor?’”.

    Porém, ainda cheia de hematomas e com o humor de quem levou uma surra, ela inicialmente recusou o convite, que apenas atrizes como Julia Roberts (Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento, 2000), Gwyneth Paltrow, Kate Winslet e Marion Cotillard (Contágio) tiveram a oportunidade de receber. “Mas é Steven Soderbergh!”, berrou o agente. “Mas eu não sei quem ele é”, ela respondeu.

‘Pássaros feridos’

    Depois de descobrir que o “tal” fez Traffic, um filme que ela gostou, Gina aceitou a proposta do encontro e ela mesma foi buscá-lo na estação de trem em San Diego. Era para ser um almoço com bate-papo, mas a conversa se estendeu por quatro horas, onde ele pôde falar sobre a sensação de ser demitido após anos envolvido num projeto, enquanto ela comentava sobre seu olho roxo e como foi perder a invencibilidade. “Nós éramos dois pássaros feridos, apenas sentados lá, pensando ‘A vida não é justa às vezes’”, Gina brincou, em entrevista ao New York Times.

    Soderbergh foi direto e avisou que queria fazer um filme com ela, mas ainda não tinha outros atores envolvidos, um estúdio interessado, nem um roteiro pronto. A única certeza é que ele a via como sua protagonista, nem seria preciso fazer testes.

    Após a conversa, ela simplesmente disse sim e saiu de lá com uma cópia em DVD de Bubble (2005) e de Confissões de uma Garota de Programa (2009), este último estrelado por Sasha Grey, uma estrela de produções pornográficas que também fez sua estreia nos filmes, digamos, convencionais pelas mãos do diretor.

Muita malhação

    Apesar de ser uma atleta experiente, Gina precisou realizar exercícios físicos especiais para as filmagens, tendo de acordar diariamente às cinco horas da manhã e fazer acrobacias por três horas durante algumas semanas. Outras três horas eram gastas com um treinamento militar feito por um veterano do Mossad, o serviço secreto israelense.

    Enquanto montava e desmontava armas de fogo, aprendia técnicas para evacuar um prédio e ouvia berros de um sujeito fardado mal-humorado, ela se perguntava quando começariam as aulas de atuação. “Eu estava ansiosa. Eu tinha o roteiro em minhas mãos e pensava: o que vou fazer com essa maldita coisa?’”.

    Apenas uma semana antes do início das filmagens o diretor enviou um treinador de atores. Não por desdém, mas porque sabia que o foco do filme não seria sua atuação, mas as cenas de ação. Desta forma, Soderbergh estava mais preocupado em criar um clima no set para que a nova atriz se sentisse confortável – uma tática que ele já havia utilizado com Sasha Grey em Confissões de uma Garota de Programa.

‘Transformação’

    “Estava muito confiante em nossa capacidade de criar um ambiente favorável e discreto para que ela não se sentisse pressionada a entrar na primeira tomada e tivesse que se transformar na Meryl Streep”, explicou o cineasta ao Los Angeles Times.

    Para não forçar a barra, Soderbergh separou o primeiro dia de filmagens apenas para cenas sem falas, para Gina se acostumar aos poucos com o ritmo das gravações. Ela só não contava com a esperteza profissional de Michael Fassbender, que contracenava com ela e fez a seguinte sugestão ao diretor: “Sabe, se estamos fingindo ser marido e mulher, acho que devia beijá-la”.

    Foi o suficiente para que Gina sentisse por alguns segundos o mesmo que suas adversárias sentem quando ouvem seu nome. “Meu primeiro dia de filmagens e vou ter um beijo!”, pensou desesperada, enquanto as câmeras eram ajustadas. “Eu deveria parecer a garota má, mas eu tremia como uma colegial”, confessou aos risos.

    No entanto, Gina revelou que, apesar do trauma causado pelo primeiro dia, Fassbender foi quem mais lhe deu apoio: “Michael realmente tomou conta de mim, me fez sentir confortável”, contou a novata. “Ele treinou comigo as minhas falas e, mesmo nas gravações em que estou no telefone, era ele do outro lado da linha”.

Pancadaria

    Como recompensa, o ator alemão-irlandês também foi um dos que mais apanhou da lutadora durante as gravações, quando a agente secreta que trabalha como freelance é traída pelos colegas e resove se vingar.

    Os jornalistas e fãs de MMA agora querem saber se, assim como sua personagem, sua carreira como atriz irá vingar. “Eu recebi alguns elogios”, Gina responde. Ao mesmo tempo, ela levanta a guarda como se fosse receber algum golpe e diz que ainda pode voltar ao octógono, mesmo estando afastada há quase três anos. “Eu não me aposentei,  necessariamente,  das lutas. Meu futuro está nublado. Não sei ainda o que pode acontecer.”

    Certamente uma decisão arriscada, mas que acabou dando certo, foi escalar a lutadora Gina Carano, campeã de MMA, para o papel principal, ainda mais considerando que ela teria como coadjuvantes Ewan McGregor, Michael Douglas, Michael Fassbender e Antonio Banderas, dentre outros.

Ação física

    E Gina, mesmo não estando no mesmo patamar destes astros em termos de atuação, compensa a inexperiência com seu rosto de traços fortes e uma boa presença cênica, além, é claro, da total desenvoltura nas cenas que exigem mais ação física.

    À Toda Prova consegue agradar um público mais exigente sem deixar em segundo plano os aficionados do gênero ação. Claro que não é filme que emocione ou convide à reflexão, mas satisfaz como um passatempo naqueles dias em que o objetivo é relaxar e deixar os problemas fora da sala escura.

Outros convites

    Gina aguarda, agora, para saber se À Toda Prova foi o começo de uma nova carreira. Ela já recebeu convite para estrelar um novo filme. Trata-se de In the Blood, um thriller de ação que será dirigido por John Stockwell (Mergulho Radical).

    A trama gira em torno de uma mulher (Carano) que persegue quem ela acredita ser os responsáveis pelo desaparecimento de seu marido. “Este papel vai revelar não só as habilidades de luta de Gina, mas também suas habilidades dramáticas”, garante Stockwell.

    As filmagens de In the Blood devem começar no meio do ano, em Porto Rico.

    Em tempo: Jason Statham disse não Velozes e Furiosos 6, mas Gina Carano dirá sim. A atriz e lutadora do MMA está prestes a assinar contrato para participar da nova sequência da franquia de ação, segundo informações do Hollywood Reporter. As negociações estão em estágios finais, porém o papel de Carano não foi divulgado. Mas ela deve contracenar com Vin Diesel.

(Leonardo Vinícius Jorge, do Pipoca Moderna/Especial para brpress)

Assista ao trailer de À Toda Prova:

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