Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Balão Baby Trump na First Avenue, em Minneapolis, EUA. Foto: Lorie Shaull

É um pássaro, um avião? Não, é Baby Trump

(Londres, brpress) - Boneco inflável gigante com a cara (e o cabelo) do presidente americano e o corpo de um bebê vai sobrevoar o céu londrino. Por Juliana Resende.

(Londres, brpress) – Nada pode (nem deve) abalar o fleumático humor inglês. Nem a derrota para a Croácia na semifinal da Copa, nem o Brexit, nem o novo ministro britânico para o Brexit, o eurocético, meio fascistóide e faixa preta em caratê Dominic Raab. Muito menos a visita de Donald Trump à capital britânica, neste final de semana. É quando Baby Trump, um boneco inflável gigante com a cara (e o cabelo) do presidente americano e o corpo de um bebê (com fralda alfinetada e dobrinhas) vai sobrevoar o céu de brigadeiro londrino. Di-ver-ti-do!

Londres sempre acha uma maneira criativa de rir de qualquer situação – quando isso não é possível, como nos atentados terroristas que esta repórter presenciou em 2017, seguido do incêndio devastador na Grenfell Tower (ah, que verão agitado!) também ninguém chora, levanta muito a voz ou se desespera como as mães da garotada morta por balas perdidas nas favelas do Rio. Ao sinal de ataque, no máximo, saem correndo com o copo na mão. Salvem as pints!

Bloco saindo

Donald Trump adiou em um ano sua primeira visita oficial a Londres. Jornalista gosta de ver o circo pegar fogo e esta que vos escreve estas mal traçadas jamais vai perdoar Dumpty Trumpty – o apelido fofo é uma analogia a Humpty Dumpty, personagem anglófono infantil que tem a forma de um ovo antropomórfico, com rosto, braços e pernas (sem topete) – por não ter concorrido como um dos highlights do verão do amor inglês em pé de igualdade com o festival Sgt. Pepper’s at 50, que celebrou os 50 anos do álbum dos Beatles. 

Sol, samba, batucada, protesto, passeata e caipirinha (sim, o London Caipirinha Fest acontece nos melhores pubs do ramo) vão receber Trump de braços abertos. Pena que o parça Boris Johnson tirou o time de campo. Deixou mais esse abacaxi (e não é que Trump tem mesmo cara e cor de abacaxi caindo de maduro!) para Theresa que-não-é-a-da-praia May segurar. Trump espeta, penica e não pede penico. Já chegou na Europa botando banca e dizendo o que quer sem ouvir o que não quer. Na reunião da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), cobrou mais cash do bloco. 

Tamo junto

Bloco? Broco? Block? Você ouviu certo. Será um verdadeiro carnaval a passagem de Dumpty Trumpty a Londres – algo muito apropriado para uma sexta-feira 13. Baby Trump teve tanta mídia que já está com o ego “do tamanho do de Trump”, segundo organizadores da revoada à altura de qualquer trumpismo.

O boneco, que tem um celular na mão (para as famigeradas twittadas do presidente), foi construído com crowdfunding e encontrou resistência para ter seu içamento liberado pelas autoridades londrinas.

O prefeito trabalhista londrino Sadid Khan, que execra as ideias de Trump e já bateu boca com ele no Twitter, relutou em sancionar o voo mas depois de receber milhares de assinaturas apoiando a decolagem, well…, se não pode vencê-los, junta-se a eles (com risinho de ironia no canto dos lábios).

“Alguns estão acusando Baby Trump de ser um protesto inapropriado e infantil – igualzinho ao próprio Trump”, disse um dos manifestantes à BBC. “Então, esse protesto é perfeito!”.

Apoiadores do presidente dos EUA – e são muitos na Inglaterra do UKIP e Nigel Farage – prometem derrubar Baby Trump a qualquer custo caso ele fique pirulitando por Picadilly Circus. Mas a Scotland Yard está de prontidão e com o topete mais em pé que o do ilustre convidado.

Nunca o verso do clássico London Calling, do Clash, que esta coluna orgulhosamente surrupia, foi tão apropriado: “Now war is declared and battle come down”. 

(Jornalista e CCO da brpress Juliana Resende empresta o nome do hino do Clash para uma coluna que só é escrita quando Londres chama)

#babytrump #brpressconteudo #trump

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate