Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Look de Matthew Williamson na London Fashion Week Outono/Inverno 2012. Foto: Steffen Michels/BR PressLook de Matthew Williamson na London Fashion Week Outono/Inverno 2012. Foto: Steffen Michels/BR Press

Matthew Williamson: novo McQueen?

(Londres, brpress) - Ele tem sido chamado de "o novo Alexander McQueen", mas como designer, esse inglês é bem mais ensolarado que o gótico enfant terrible da haute couture britânica. Saiba mais sobre ele. Por Steffen Michels.

(Londres, brpress) – Ele tem sido chamado de “o novo Alexander McQueen” por ser da mesma geração e nacionalidade que o cultuado estilista inglês, além de ter estudado na mesma faculdade de moda, a prestigiosa Central Saint Martins College of Art and Design, em Londres. Mas, como designer, Matthew Williamson é bem mais ensolarado que o gótico enfant terrible da haute couture britânica.

    Nascido no início de 1970, Matthew Williamson parece ter absorvido o espírito da cultura hippie, que ditava a moda em sua infância.  Incorpora motivos florais, tecidos e bordados em suas coleções como nenhum outro. “Cresci em Manchester e comecei a fazer roupas aos 11 anos”, conta o estilista ao Telegraph. “Nos finais de semana, costumava ir a uma loja de acessórios para rockabillies, indies, góticos e outras tribos da cultura pop. Passava horas escolhendo coisas para reciclar e repaginar para minhas amigas usarem”, lembra.

    Hoje, aos 40, Williamson ainda cultiva amigas-clientes, só que agora famosas: a cantora Bjork, a atriz Sienna Miller, a musa do golfe americano Michelle Wie, que arrasou num vestido dele numa festa durante as Olimpíadas de Londres, a modelo cool Poppy Delevigne e até a atriz, produtora, ex-modelo e ex-namorada de Keith Richards Anita Pallenberg, 68, que estudou com ele na St. Martins.

    Revelado

    Num momento em que ele já está estabelecido na Europa e segue cada vez mais notado nos EUA, Williamson ainda não é conhecido no Brasil. Mas a jugar pela sua mais recente coleção, mostrada na London Fashion Week Outono/Inverrno 2012  comemorando 15 anos de sua grife, já passa da hora de Matthew Williamson receber a devida atenção dos fashionistas brasileiros.

    Depois de formado, Matthew Williamson teve sua primeira experiência de trabalho na Marni, antes de ser contratado pela Monsoon e Accessorize. “Aprendi tudo que sei na Monsoon”, admite. “Sei que não era Galliano ou outra grife top. Mas não sou um fashion-esnobe”, garante.  Em 1997, o jovem estilista fundou sua própria grife e ostentou Kate Moss desfilando em seu primeiro desfile na London Fashion Week.

    Esta coleção inicial em seu próprio nome foi um grande sucesso e suas peças, extraordinariamente bem cortadas, combinavam cores excitantes e exóticas – característica que se tornou uma constante no repertório de Williamson.  Esse criativo ‘brit’ continua a surpreender com sua precisão meticulosa de detalhes e sua devoção às estampas e o acabamento ‘taylor made’.

    Para usar

    No entanto, as roupas são simples e contemporâneas o suficiente para ser usáveis. Em 2004, Williamson abriu sua primeira loja em Bruton Street,  em Mayfair, um dos bairros mais luxuosos de Londres. Atualmente, a grife também corre lojas em Nova York e Dubai, e está prestes a abrir uma loja no Qatar.

    Depois de uma temporada como diretor criativo da grife italiana Emilio Pucci, de 2005 até 2008, o designer acabou sucumbindo ao popular, como muitos, assinando uma coleção para a rede sueca de fast-fashion  H&M , no ano seguinte. Esta coleção altamente popular também marcou sua primeira tentativa de fazer moda masculina  – um passo que não era necessário, mas que foi muito apreciado pelos clientes.

    Com a London Fashion Week a apenas algumas semanas de distância (de 14 a 18/09), o entusiasmo entre os insiders da moda em torno do que Williamson vai apresentar para esta temporada é cada vez mais crescente.

    Por enquanto ainda não podemos dizer muito sobre a nova coleção, mas Williamson deu uma pista em entrevista ao Telegraph, ao ser perguntado “quem ou o quê o tem inspirado recentemente”: ao que o estilista respondeu sem titubear: “Caí de amores pelo trabalho do artista Shane McAdam e ele está me ajudando com as estampas dos tecidos para meu desfile em setembro”.

(/Especial para brpress, de Londres; colaborou Juliana Resende/brpress)

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate