Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Claudia Leitte é uma das artistas que vendem muito e estão ausentes da Feira Música Brasil.soblogs.comClaudia Leitte é uma das artistas que vendem muito e estão ausentes da Feira Música Brasil.soblogs.com

Feira de encontros musicais

(Recife, brpress) - Shows e troca de ideias sobre soluções e questões pertinentes ao mercado fonográfico marcaram a Feira Música Brasil, que movimentou mais de R$ 4,8 milhões em negócios. Por Jarmeson de Lima.

(Recife, brpress) – A Feira Música Brasil (FMB), que aconteceu no começo do mês na capital pernambucana, foi marcada não só pela eventual oferta e demanda de negócios da área musical, mas também pelos encontros e parcerias musicais que têm surgido dentro e fora dos palcos.

Nestes dias, foi possível circular pelas ruas do Recife Antigo, bairro sede do evento, e encontrar vários músicos e produtores conversando entre si e negociando turnês, lançamentos de discos e shows em conjunto. Segundo a organização do evento, em três dias, mais de mil encontros foram realizados na Rodada de Negócios.

Pluraridade

Quando a primeira edição da Feira Música Brasil foi realizada, em 2007, havia um panorama de negócios na área da música bem diferente do que temos hoje. A maioria dos expositores nos estandes era de lojas de discos e gravadoras. Em 2009, a pluralidade da música se estende não só a estes dois ramos do mercado, mas também a instituições, órgãos de financiamento, empresas de games, telefonia móvel e portais de conteúdo.

Praticamente demonstra que a música hoje em dia está presente em todos os lugares e que qualquer empresário com um pouco mais de visão pode se inserir neste meio.

CDs e mais CDs

A cena mais comum a esta e outras feiras de negócios musicais era ver gente carregando sacolas abarrotadas de CDs. E mesmo quando se comenta tanto que o mercado de CD está acabando, a impressão que se tem nestas feiras é a de que nunca se gravou tanto disco.

Estes CDs, como mídia de armazenamento móvel pesam, ocupam espaço, e – é fato –estão se tornando obsoletos e causando um excesso de bagagem inesperado aos expositores e jornalistas visitantes. Então, enquanto os pen-drives e mp3-players não tiverem seu custo barateado ao ponto de se equivalerem aos CDs, talvez esta mídia ainda sobreviva pelo menos como cartão de visitas para os artistas.

Lacunas

A grande ausência ainda sentida na Feira Música Brasil e nas demais feiras do setor é a de representantes dos gêneros musicais que mais faturam no país: sertanejo, axé e brega-forró eletrônico. É impossível ignorar os empresários e artistas destes estilos que criam espetáculos em palcos gigantescos, lançam DVDs com uma estrutura hollywoodiana e parecem não ser tão afetados com a pirataria dos discos em camelôs, tornando-se ainda mais populares.

Acabou sendo um consenso entre os participantes de que a FMB precisava ainda ser mais representativa diante destes aspectos citados. Os headliners dos shows eram artistas popularmente conhecidos do rock, mas sentia-se a falta, mesmo que a contragosto dos críticos, de artistas como Calypso, Jorge Aragão, Claudia Leitte e Chitãozinho e Xororó, inicialmente escalados para o evento e substituídos depois sem muita explicação.

Do outro lado da cidade, no mesmo sábado em que tocaram Fresno e Strike, com um Marco Zero com menos de 15 mil pessoas (menos público do que a noite do Sepultura), o povão comparecia em peso a um megaevento privado que contou com shows de Alexandre Pires, Molejo e Chiclete com Banana, entre outros.

Downloads

Nesse contexto, a FMB ainda parece ser voltada para mapear um modelo de negócios para artistas iniciantes ou bem estruturados no país que querem dar o próximo passo rumo ao exterior. Mas sem se lamentar pela ausência dos nomes consagrados, os Painéis e Grupos de Trabalho prosseguiram refletindo sobre downloads, direitos autorais e mercado.

Temas que vão se tornando desgastantes a cada vez que entram em pauta, mas que se tornam necessários para discussão uma vez que não se chegam a soluções em comum. Entre as novidades que surgiram, uma delas foi o Fórum de DJs, capitaneadas pelos integrantes da DNA – Discotecagem Nacional Associada.

Além dos músicos, outro setor que tem feito uma cobrança mais forte junto ao Ministério da Cultura sobre a eterna questão dos Direitos Autorais é o das rádios públicas e comunitárias, que pleiteiam o fim das taxas impostas pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) e a negociação direta com os músicos.

MPB – Música Para Baixar

Em parceria com o projeto MPB – Música Para Baixar, as rádios querem poder tocar as músicas de artistas que cederão seus fonogramas gratuitamente ao projeto como forma de divulgação. Sendo assim, divulgarão melhor a música brasileira atual e evitarão pendências judiciais e financeiras. Representantes das rádios que estiveram no Recife alinharam o discurso e prometeram fazer barulho em Brasília para agilizar uma definição de tudo isso.

Verdade seja dita, a Feira Música Brasil, realmente movimentou a economia local além do aporte de R$ 4,8 milhões investidos pelo MinC e Petrobras. Os hotéis e pousadas que hospedaram os artistas, convidados e turistas estiveram bem cheios. Os restaurantes do Recife Antigo tiveram um movimento cinco vezes maior do que o de costume, abrindo até a madrugada, uma vez que o público permanecia pela área até o final dos shows.

O comércio informal deve ter garantido sua renda extra com a venda de cerveja e lanches neste carnaval fora de época. As gráficas rápidas e empresas de duplicação de CD/DVD também deve ter tido turnos extras para atender às demandas de artistas que quiseram entregar em mãos aos produtores visitantes o seu trabalho.

Depois de uma avaliação com números tão positivos, os organizadores já confirmaram a realização da Feira Música Brasil em 2010. A cidade-sede ainda será definida em votação, mas as inscrições começam em janeiro pelo site www.feiramusicabrasil.com.br.

(Jarmeson de Lima /Especial para brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate