Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Helmet: shows no Brasil misturando músicas novas e antigos sucessos.Divulgação/mv4u.netHelmet: shows no Brasil misturando músicas novas e antigos sucessos.Divulgação/mv4u.net

Helmet: capacete porque é pesado

(brpress) - Mais uma 'pedrada' do festival Porão do Rock, que acontece em Brasília neste final de semana, chega a SP e Porto Alegre: o som mastodôntico do quarteto. Por Juliana Resende.

(brpress) – Mais um respingo do festival Porão do Rock, que acontece em Brasília neste final de semana, chega a SP. O grupo americano Helmet, que toca no evento candango na sexta (29/07), faz um único show nesta quinta (28/07), no paulistano Beco 203 [você amigo(a) que gosta de rock terá a inglória tarefa de escolher entre Helmet e Jon Spencer Blues Explosion, que toca na capital paulista na mesma noite]. Porto Alegre também será “regada” pelo som mastodôntico do quarteto nova-iorquino, no sábado (30/07), no Beco RS.

Sucesso nos anos grunge (leia-se 90), o Helmet nunca fez feio em termos de rock pesado: ao contrário. Num show presenciado por esta repórter, em 1991, em Los Angeles, em que a banda tocou com ninguém menos que Selpultura e Ministry na mesma noite (e que noite!), a trupe do guitarrista Page Hamilton não deixou pedra sobre pedra (elas rolaram, claro!)

Aliás, “pedrada” é mais apropriado que “respingo” em se tratando do Helmet. Não à toa o capacete de Hamilton serve também aos puristas, que insistem em caracterizar o som da banda como “rock industrial”. Mas Helmet não é Ministry, nem Nine Inch Nails, muito menos Einstürzende Neubauten. É algo bem mais digerível, na linha de Husker Du, com a guitarra sempre em primeiro plano e nervosa.

O fato é que o Helmet dava, na época do disco Meantime (1992), de onde saiu o hit Unsung, um caldo grosso e suculento. Agora, com o lançamento do duplo Seeing Eye Dog (2010), gravado pelo próprio selo de Hamilton, Work Song, o Helmet soa ainda mais ácido, meio Motorhead até, conclui-se, ouvindo a faixa So Long, no MySpace.

A última vez que a banda veio ao Brasil foi em 2008, quando se apresentou em São Paulo e Goiânia. O setlist dos shows desta semana Page só fará na hora, mas adiantou que terá muita coisa do novo álbum, misturado com canções antigas. Oba.

(Juliana Resende/brpress)

São Paulo28/07, 22hIngressos: R$ 80Beco 203 – Rua Augusta, 609Ingressos: nas lojas Chilli Beans da Galeria Ouro Fino e Shopping Morumbi e em www.divirto.com.br

29/07 – Festival Porão do Rock

Porto Alegre30/07, 22hIngressos: R$ 70Onde: Beco RS – Av. Independência, 936Ingressos: nas lojas Chilli Beans do Barra Shopping e Shopping Iguatemi e em www.divirto.com.br

FOTO – Helmet: shows no Brasil misturando músicas novas e antigos sucessos.Divulgação/mv4u.net

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate