Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Sinfônica Heliópolis realiza primeira turnê internacional.conexaocultura.org.brSinfônica Heliópolis realiza primeira turnê internacional.conexaocultura.org.br

Sinfônica Heliópolis: da favela para Europa

(brpress) – Organizada pelo Instituto Baccarelli, a Sinfônica Heliópolis realiza a primeira turnê internacional com seis apresentações entre Alemanha e Holanda.

(brpress) – A Sinfônica Heliópolis, grupo artístico do Instituto Baccarelli integrado por jovens oriundos de um bairro que já foi chamado de a maior favela de São Paulo, realiza sua primeira turnê internacional entre os dias 4 e 12/10. Com seis apresentações marcadas no exterior, o grupo exibe a maioria dos concertos na Alemanha, onde tocam na cidade de Bonn (04 e 06/10), no Festival Beethovenfest, além de Berlim, Dresden e Munique (07, 08 e 09/10, respectivamente). Os últimos concertos acontecem , dia 12/10, em Amsterdã, Holanda, e 15/10, em Londres.

Com 75 músicos – a maioria nascida e criada em Heliópolis – e montada em 2004, a partir dos programas de ensino musical do Instituto Baccarelli, a orquestra é pura excitação – e apreensão, por que, afinal, vai tocar na “terra de Beethoven (Bonn). “Vamos tocar para pessoas familiarizadas com música clássica”, diz o maestro Edilson Ventureli, direto-executivo do Baccarelli. “Imagine a respondabilidade”.

Tensão e celebração andam lado a lado neste momento. E a orquestra só tem a comemorar e fazer valer os esforços, que são muitos. Hoje, ela também oferece eventuais vagas para músicos de todo país e há alunos oriundos de diversas regiões. O resultado é uma convivência saudável e longe de preconceitos sociais.

Família alemã

Na primeira etapa da viagem, os músicos da Sinfônica Heliópolis ficam hospedados em casas de famílias alemãs, proporcionando um intercambio maior com os costumes da cultura local. Pensando nisso, alguns músicos se uniram e contrataram um professor de inglês, que desenvolveu algumas aulas no próprio instituto. Detalhe: a maioria deles nunca entrou em um avião.

A ideia da viagem partiu de um convite pessoal de Erik Bettermann, diretor-geral da rede de televisão e rádio alemã Deustche Welle (DW), que realizou uma visita ao Instituto Baccarelli. Desde 2001, em parceria com o festival Beethovenfest – que este ano acontecerá entre 10/09 e 09/10 – a DW realiza o projeto International Orchestra Campus, convidando assim a orquestra juvenil para participar do evento na Alemanha.

Tendo o maestro Roberto Tibiriçá como regente convidado em alguns concertos, a orquestra vai interpretar, além de Beethoven e Villa-Lobos, uma obra inédita do compositor brasileiro André Mehmari. Intitulada Cidade do Sol, em alusão ao nome da favela de Heliópolis, foi criada especialmente para a ocasião, a pedido da DW.

As apresentações contam com participação do violinista israelense Shlomo Mintz. Para completar, aparecem outros convidados especiais, como o regente alemão Peter Guelke e o maestro japonês Yutaka Sado, que executará a Sinfonia nº 8, de Beethoven.

Na Holanda

Tendo conhecimento dos concertos na Alemanha, o Ministério da Cultura da Holanda formalizou um convite para uma apresentação em Amsterdã. Assim, no dia 12/10 os músicos de Heliópolis terão a oportunidade de se apresentar no lendário palco da Concertgebouw, considerada uma das três melhores acústicas do mundo.O concerto marcará ainda o inicio de uma parceria entre o Instituto Baccarelli e o ministério local. Já o Ministério da Cultura do Brasil viabilizou as passagens aéreas.

Entusiasmado com a turnê e interessado em encerrar esse grande momento com chave de ouro, o Instituto Baccarelli recebeu o apoio da Petrobras para realizar, na Inglaterra, um concerto que marque o fim da viagem à Europa. A apresentação acontecerá no auditório St. John’s Smith Square, em Londres. A embaixada do Brasil no país apoiará a iniciativa e divulgará o evento.

Mais informações: www.institutobaccarelli.org.br

Instituto Baccarelli – Estrada das Lágrimas, 2.317; (11) 3506-4600

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate