Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Zé Ramalho lança box A Caixa de Pandora e é tema de documentário sobre disco raro. alicevarajao.blogspot.comZé Ramalho lança box A Caixa de Pandora e é tema de documentário sobre disco raro. alicevarajao.blogspot.com

Zé Ramalho inédito e documentário

(brpress) – Cantor e compositor lança box A Caixa de Pandora, que traz quatro discos, DVD e regravações de Raul Seixas.
(brpress) – O cantor e compositor Zé Ramalho lança o box A Caixa de Pandora (Sony Music, R$ 79,90), que reúne quatro discos e um DVD, com materiais raros do artista. Por falar em raridade, o disco Paêbirú: Caminho da Montanha do Sol, de Zé Ramalho e Lula Côrtes, lançado em 1975 e considerado o mais raro e caro (chega a R$ 5 mil o vinil) da MPB, virou tema do documentário Nas Paredes da Pedra Encantada, filme de Cristiano Bastos e Leonardo Bonfim.

Os dois primeiros CDs da Caixa de Pandora apresentam os maiores sucessos do cantor. O terceiro álbum, Zé Ramalho Canta MPB, traz o artista interpretando músicas de compositores que prestigiou em seus trabalhos, com destaque para as gravações inéditas de Amigo, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, em dueto com Fagner, e Gita, de Raul Seixas.

A última parte do Box tem o quarto disco, com cinco gravações inéditas de músicas de Raulzito e o DVD do projeto Ao Vivo (2005), no qual Zé Ramalho revisita seus clássicos.

‘Indiana Jones lisérgico’

Foi assim que O Globo definiu o documentário Nas Paredes da Pedra Encantada – ou “road doc”, como prefere o diretor Cristiano Bastos. O filme investiga a história do raríssimo disco Paêbirú…, que é cercada de mitos e fatos cataclismátiscos – ingredientes, somados a lendas indígenas, perfeitos para o rótulo de “psicodelia brasileira”.

Das únicas 1.300 cópias da prensagem original, 1.000 foram perdidas numa enchente no Recife. “Nunca vi uma história tão fantástica como a que circunda esse álbum”, diz Bastos. Paêbirú tem até uma edição lançada na Europa, mas que não vem com o livro que acompanhava o original, trazendo estudos sobre a região mística de mesmo nome do álbum e informações sobre a lenda do Caminho da Montanha do Sol.

A ideia do documentário partiu de uma reportagem para a revista Rolling Stone Brasil, feita por Cristiano Bastos, sobre o disco. Cristiano morou entre Pernambuco e Paraíba por três meses, investiu dinheiro do seu bolso no filme e quase foi preso durante as filmagens.

Ets

Reza a lenda que Zé Ramalho, um místico hippongo assumido, até hoje visita a Pedra e acredita que extraterrestres estão por trás de suas inscrições. Ele não deu depoimento para o filme, por considerar o disco não muito importante para sua obra. Mas autorizou os diretores a usarem todas as suas músicas para contar a história.

O menestrel, dono de sucessos como Pavão Misterioso (de Ednardo, mas hit em sua voz “cavernosa”) e Admirável Gado Novo, também foi tema do filme Zé Ramalho – O Herdeiro de Avôhai, lançado em DVD e exibido fora do circuito comercial, e será tema de uma biografia, que está sendo escrita pela jornalista Christina Fuscaldo.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate