Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Neusinha Brizola é considerada musa da new wave brasileira. rufino.nlNeusinha Brizola é considerada musa da new wave brasileira. rufino.nl

Neusinha Brizola foi ‘musa da new wave’ brasileira

(brpress) - É assim que cultuadores dos anos 80, das roupas coloridas e do som eletrônico, definem então filha-problema e cantora do hit Mintchura. Por Juliana Resende.

(brpress) – A morte de Neusinha Brizola, aos 56 anos, nesta quarta (27/04), por complicações pulmonares decorrentes de hepatite C, deixou a “new wave brasileira” de luto. É assim que o site O Esquema define o sentimento dos cultuadores das roupas coloridas e do som eletrônico, que tinham na ex-cantora uma musa.

Embora Neusinha Brizola nunca tivesse sido levada à sério pela crítica como cantora nem compositora, ela se lançou na carreira artística e gravou um sucesso, Mitchura (veja vídeo abaixo).A música marcou uma geração que via o renascimento do rock dançante brasileiro, com Blitz, Titãs e Gang 90, dentro da indústria cultural e no desabrochar da era do vídeoclipe, quando artistas começaram a investir pesado na imagem.

Cocaína

Divertida, Neusinha estava sempre nos noticiários não por seus dotes artísticos mas pelas confusões em que se metia – apesar de ser filha do político Leonel Brizola – e seu suposto envolvimento com drogas, especialmente cocaína, cujo porte a levou a presa.As brigas com o pai também fizeram a fama de Neusinha.

“Eu era bem rueira, da balada mesmo. Gostava do Baixo Leblon. Era a época de Cazuza”, dizia ela.

The Neusinha Brizola Experience

A cantora é até objeto de um tributo: The Neusinha Brizola Experience. Trata-se de um projeto de “música eletrônica doméstica”, de Johann Heyss, que se dedica exclusivamente a fazer covers de canções outrora interpretadas por Neusinha Brizola. Segundo Heyss, a filha dela, Layla, também cantora, está no projeto.    

Há 10 anos, como relata uma matéria da revista IstoÉ Gente,  a então filha-problema de Leonel Brizola  tinha montado uma produtora, para investir na carreira artística de Layla.

Neusinha levava uma vida calma, com os filhos e netos em Ipanema, Rio, depois de loucos anos morando na Holanda.

Assista aqui ao vídeoclipe de Mintchura, de Neusinha Brizola.

Assista aqui ao vídeoclipe da música Zumbi, da banda The Neusinha Brizola Experience.(Juliana Resende/brpress)

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate