Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Humberto Teixeira: rei do baião deposto pela Bossa Nova.overmundo.com.brHumberto Teixeira: rei do baião deposto pela Bossa Nova.overmundo.com.br

Sob o signo do baião

(brpress) - Documentário O Homem que Engarrafava Nuvens devolve a vida a uma década esquecida da música brasileira por meio da história de Humberto Teixeira.

(brpress) – O novo filme de Lírio Ferreira (Árido Movie, Cartola e Baile Perfumado), O Homem que Engarrafava Nuvens, estreia somente em 15 de janeiro, mas, até lá, há pré-estreias: quinta (07/01), em Fortaleza, segunda-feira (11/01), no Rio de Janeiro, terça (12/01), em São Paulo, e na próxima quinta (14/01), em Salvador.

O documentário conta a história do Baião por meio da ascensão e queda do seu principal proponente: o letrista e compositor Humberto Teixeira, conhecido como Doutor do Baião. Com produção de Denise Dummont, filha de Humberto Teixeira, o longa resgata um ritmo nordestino que tomou conta do país e logo se espalhou pelo mundo.

Premiado

Com fotografia de Walter Carvalho, direção musical de Guto Graça Mello e videografismos de Gringo Cardia e Fabio Arruda, O Homem Que Engarrafava Nuvens ganhou os prêmios de melhor roteiro, melhor som e ainda o prêmio Oscarito, da Câmara Municipal de Fortaleza, no 19º Cine Ceará, realizado em julho de 2009.

Asa Branca

Teixeira foi um dos compositores mais prolíficos na música popular brasileira e precursor da criação de um dos estilos mais importantes, o baião. Ele foi responsável por clássicos como Adeus Maria Fulô e Asa Branca, a segunda canção mais popular no Brasil.

Sua subida ao estrelato nos anos 50 foi meteórica, mas foi eclipsada pelo seu parceiro, Luiz Gonzaga, o ícone que imortalizou suas canções e tornou-as mais conhecidas na cultura brasileira. Com a chegada da Bossa Nova, o baião e Humberto Teixeira afundaram-se na obscuridade. Nas décadas seguintes, a sua música só era ocasionalmente registrada, por exemplo, em resposta à ditadura militar de 1964.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate