Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Maracatus dominam festival

(Recife, brpress) - Uma das manifestações culturais mais tradicionais de PE e principais atrações do Festival Canavial 2009, que acontece de sexta (20/11) a 05/12, na Zona da Mata, com toda a programação gratuita, interage com show de Jorge Mautner. Por Jarmeson de Lima.

(Recife, brpress) – O Maracatu de Baque Solto, ou chamado popularmente de Maracatu Rural, é uma das manifestações culturais mais tradicionais de Pernambuco e a principal atração do Festival Canavial 2009, que acontece desta sexta (20/11) a 05/12, na Zona da Mata pernambucana, com toda a programação gratuita.

Se o frevo representa o calor e a alegria do litoral e das praias de Pernambuco, o Maracatu Rural, como o nome já diz, está ligado intimamente à vida nas áreas rurais do estado. É na Zona da Mata pernambucana, entre o litoral e o agreste, que muitas cidades vivenciam esta cultura durante todo o ano em diversas ocasiões.

De forma a celebrar a cultura dos maracatus e dos demais folguedos populares da Zona da Mata, surgiu o festival Canavial. Em sua terceira edição, o evento passa por cinco cidades da região: Nazaré da Mata, Vicência, Goiana, Condado e Aliança.

Tradições

A programação do Canavial é extensa e atrai não só a população de cada local, como ainda diversos grupos de cultura tradicional de outras cidades e convidados de outros estados. Representantes de Pontos de Cultura também se encontram no evento para debater seus avanços e novas perspectivas no trabalho.

Além das apresentações de cantores populares e desfiles de maracatus, a organização do festival procurou respeitar a tradição cultural que cada cidade participante carrega. Sendo assim, em Vicência, onde o Canavial começa, aliado às celebrações do Dia da Consciência Negra, a ênfase é nas apresentações de grupos de Coco de Roda.

Em Aliança, a tradição mais forte é a do folguedo Cavalo Marinho, trazendo uma reunião de diversos Mestres que comandarão festas com estes personagens folclóricos do final da tarde até o amanhecer. Goiana, município da Zona da Mata Norte, é conhecida por ser o berço de diversas nações de Caboclinhos, tendo alguns deles mais de 100 anos de atividades.

Caboclinho é uma manifestação popular inspirada na dança indígena, onde homens e mulheres trajam adereços com penas e tocam chocalhos e tambores de forma ritmada.

Kaosnavial

Em Nazaré da Mata, onde o evento tem sua etapa final, acontece um grande encontro de nações de Maracatu e ainda o lançamento do disco Projeto Maracatu Atômico – Kaosnavial, uma parceria de Jorge Mautner com o Maracatu Estrela de Ouro.

Encantado com a beleza e a poesia dos maracatus de pernambuco, Mautner teve seu primeiro contato com esta manifestação em 1954, quando um maracatu se apresentou em São Paulo, durante os festejos pelos quatrocentos anos de sua fundação. E durante a gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura, o compositor esteve bem próximo aos Pontos de Cultura para melhor entender e captar sua essência.

Maracatu Atômico

Jorge Mautner, em parceria com Nelson Jacobina, compôs a célebre música Maracatu Atômico, imortalizada por Gilberto Gil e reinterpretada décadas depois por Chico Science & Nação Zumbi. Kaosnavial foi idealizado pelo produtor Afonso Oliveira, organizador do festival, e realizado após prêmio recebido pela Funarte, no edital Interações Estéticas.

Em companhia do Mestre Zé Duda, do Maracatu Estrela de Ouro, Mautner passou diversas semanas no local, interagindo com os músicos e mestres. Por isso, o show de Jorge Mautner com o Maracatu Estrela de Ouro encerra o Canavial 2009 em grande estilo, repetindo a bela apresentação realizada no Carnaval do Recife neste ano.

Enquanto o Mestre Duda fica no comando dos músicos do Maracatu, Mautner toca sua rabeca e declama suas poesias inspiradas na teoria do caos. É o verdadeiro encontro do tradicional com a modernidade, em um evento que valoriza e recria as mais longevas manifestações populares brasileiras.

FESTIVAL CANAVIAL 2009

De 20/11 a 05/12

Zona da Mata de Pernambuco

Vicência – Ponto de Cultura Engenho Poço Comprido – De 20/11 a 03/12

Goiana – Ponto de Cultura Caboclinhos de Goiana – De 21/11 a 29/11

Condado – Centro da Cidade – De 22/11 a 30/11

Aliança – Ponto de Cultura Estrela de Ouro – De 25/11 a 04/12

Nazaré da Mata – Pontão de Cultura Canavial e Parque dos Lanceiros – De 23/11 a 05/12

(Jarmeson de Lima/Especial para brpress)

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate